LNEC recebe primeira reunião do consórcio E-RIHS

Por a 24 de Outubro de 2016

engenheirosO Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) vai receber a primeira reunião preparatória do consórcio da infra-estrutura europeia no domínio das ciências do património E-RIHS – European Research Infrastructure for Heritage Science.

PUB

Esta infra-estrutura, recentemente aprovada pela Comissão Europeia no âmbito do programa de investigação e inovação Horizonte 2020, conta com um financiamento de 4 milhões de euros e é composta “por uma rede de laboratórios, distribuídos por todo o território europeu”, de acordo com o comunicado de imprensa do LNEC.

O projecto inclui também um conjunto de investigadores “num alargado leque de especialidades, recursos instrumentais e arquivos”, que se reúnem com o “objectivo comum de apoiar o desenvolvimento do conhecimento e a conservação do património cultural”.

São 18 os países fundadores do E-RIHS, 10 dos quais fora do espaço europeu, como apoiantes, e mais de 80 instituições. Portugal faz-se representar através do LNEC e do Laboratório Hercules, da Universidade de Évora. Segundo a nota do LNEC, a infra-estrutura estará a funcionar “em pleno” a partir de 2022, com sede em Florença, Itália, e um orçamento anual estimado de 5 milhões de euros”.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *