“Entre vizinhos” vai dar a conhecer bairros de habitação assinados por Siza em Portugal

Por a 15 de Setembro de 2016

entre vizinhosAcompanhando e alargando o tema da representação portuguesa na XV Bienal de Arquitectura de Veneza – “Vizinhança: onde Alvaro encontra Aldo” (que conta com curadoria de Nuno Grande e Roberto Cremascoli) a decorrer até Novembro de 2016 –, a DGArtes, a Ordem dos Arquitectos e a SIC organizam um ciclo de encontros em três bairros de habitação projectados por Álvaro Siza, em Portugal, dando a conhecer os projectos, os processos participativos, os lugares e as suas diferentes vivências, sobretudo a partir da experiência dos residentes.

Nas três sessões, a decorrer no Porto (Bouça), Vila do Conde (Caxinas) e Évora (Malagueira), estarão presentes os organizadores da iniciativa, os arquitectos intervenientes, os representantes dos moradores, os curadores do Pavilhão de Portugal na XV Bienal de Arquitetura de Veneza e a autora da série de filmes “Vizinhos” (Cândida Pinto, SIC) incluída nos conteúdos dessa representação.

Em cada bairro, as conversas serão também estimuladas pela amostragem dos exemplos retratados na série, cruzando diferentes culturas e geografias, e pelo debate sobre o modo como se vivem hoje as relações de “vizinhança” numa Europa e num Portugal desejavelmente multiculturais.

No próximo dia 23 de Setembro, acontece o primeiro encontro, no Bairro da Bouça, com a presença de Siza Vieira, de José Ribeiro, da Associação de Moradores da Bouça, dos curadores Nuno Grande e Roberto Cremascoli, e da realizadora Cândida Pinto (SIC). A apresentação e moderação ficam a cargo do arquitecto Pedro Baía da Associação Circo de Ideias.

O segundo encontro tem data marcada para 8 de Outubro e será no Bairro de Caxinas, em Vila do Conde, com a moderação de Abel Coentrão. E o terceiro, a 21 de Outubro, será no Bairro da Malagueira, em Évora, com moderação de Brigitte Fleck, autora do livro Malagueira, Alvaro Siza’s Legacy.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *