James O’Callaghan
UMinho recebe congresso mundial de estruturas e arquitectura
O programa junta 300 pessoas de 40 países e 200 oradores, entre eles James O’Callaghan – projectista das icónicas estruturas em vidro das lojas da Apple espalhadas pelo mundo
CONSTRUIR
Francesa Remake Asset Management compra Setúbal Retail Park por 8 M€
Souto Moura desenha nova sede da Metro do Porto na Boavista
A nova Lei dos Solos, o segundo troço da alta-velocidade, a Ribeira de Algés e o Architect@Work na edição 522 do CONSTRUIR
A nova caixa de pavimento estanque Simon K|45
Arquitectos do Norte lançam ‘InterSecções’ e inauguram exposição sobre edifício sede
Exportações portuguesas de madeira e mobiliário ganham destaque no Reino Unido
Ricardo Valente nomeado novo director-geral da Savills Porto
Porta da Frente Christie’s integra ferramenta de IA Agentforce
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
A Universidade do Minho organiza entre esta quarta e sexta-feira (27 a 29 de Julho), o 3º Congresso Internacional de Estruturas e Arquitetura (ICSA2016), considerado “o maior e mais prestigiado do mundo neste âmbito”.
O programa junta 300 pessoas de 40 países e 200 oradores, entre eles James O’Callaghan – projectista das icónicas estruturas em vidro das lojas da Apple espalhadas pelo mundo –, que fala quinta-feira, às 10h00, no auditório nobre do campus de Azurém, em Guimarães.
“O programa promete novidades científicas ao nível da criação, concepção e construção de estruturas, das aplicações arquitectónicas complexas e das tecnologias avançadas”, refere Paulo Cruz, director do evento e professor catedrático da Escola de Arquitetura da UMinho (EAUM).
De salientar que, a iniciativa conta com quatro conferencistas convidados, 188 comunicações, 34 sessões técnicas, sete sessões especiais, três sessões plenárias e dois simpósios.
Iniciativas paralelas
Em nota de imprensa enviada ao CONSTRUIR, a UMinho sublinha que o congresso conta ainda com várias iniciativas paralelas abertas ao público, enfatizando a visão holística da relação entre Estruturas e Arquitectura.
Entre elas, no hall principal da EAUM, o ex-aluno Vasco Mourão estará a concluir ao vivo um desenho arquitectónico de sete metros, usando o seu habitual marcador preto e o detalhe “obsessivo”. Já na galeria da EAUM podem ser apreciados os melhores trabalhos do concurso de desenho “Estruturas Imaginárias”, que mobilizou estudantes de todo o mundo.
A pouca distância, o Instituto de Design acolhe a mostra fotográfica “Estruturas de Gelo”, com as fases da construção de quatro estruturas de gelo edificadas em Juuka (Finlândia) por estudantes e docentes das universidades Eindhoven(Holanda), Ghent (Bélgica), e Minho, entre outros parceiros.
E na praça do Instituto de Design pode ainda ver-se uma arrojada estrutura recíproca de madeira, com cerca de 300 barras e mais de 500 ligações, que foi concebida e construída por alunos e docentes da EAUM com o fim de explorar novos métodos de projecto, conceitos de fabrico e ferramentas de simulação.
O site oficial do evento é www.icsa2016.com.