Open House Porto triplica números de visitas

Por a 4 de Julho de 2016

open house portoEnquanto se apuram os dados relativos ao Open House Lisboa, que decorreu no passado fim-de-semana (2 e 3 de Julho), faz-se o balanço a Norte. O Open House Porto, que decorreu a 18 e 19 de Junho nas cidades de Porto, Gaia e Matosinhos recebeu mais de 30 000 visitas e quase que triplicou os números da última edição.

Organizado pela Casa da Arquitectura e pela Trienal de Arquitectura de Lisboa, com a parceria estratégica da Câmara Municipal do Porto e a colaboração das câmaras municipais de Gaia e de Matosinhos, o Open House Porto apresentou este ano um roteiro de 51 espaços, desde edifícios emblemáticos até bairros sociais, de forma a mostrar diversas tipologias arquitectónicas.

Jorge Figueira, comissário do Open House Porto, refere sobre o evento que “foi uma festa com momentos emocionantes, muita gente e muita arquitectura. O conjunto Porto-Gaia-Matosinhos é uma região que permite vários roteiros, igualmente intensos, que tentámos explorar de modo abrangente e inclusivo. Alguns estranharam a inclusão do Cenáculo da IURD; poucos visitaram as intervenções em bairros de habitação social; mas a experiência da cidade não se faz só de monumentos modernos, e de obras celebradas”.

“A nossa proposta visava também atingir notas dissonantes face ao arquitectonicamente correcto, ou aquilo que é corrente visitar. No nosso entendimento, o Open House deve integrar também aquilo que é difícil compreender, espaços técnicos ou desmesurados ou periféricos”, continua.

Jorge Figueira sublinha “todas as partes envolvidas – parceiros, voluntários, especialistas -, que estiveram à altura de um desafio que exige generosidade e empenho. O trabalho organizativo da Casa da Arquitectura e da Trienal de Arquitectura foi profissional e apaixonado, o que é raro. Foi emocionante ver as longas filas, de gente de todo o lado, e ouvir as perguntas e reparos que não se ouvem numa festa comum, nem se podem repetir…De facto, não foi uma festa qualquer, foi o Open House Porto 2016!”

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *