Congresso dos Arquitectos acontece em Viseu à luz do tema “Reabilitar Cidade com Arquitectura”.
O prazo para envio de comunicações termina no próximo dia 15 de Junho
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
De 14 a 16 de Julho, Viseu recebe o 14º Congresso dos Arquitectos, este ano subordinado ao tema “Reabilitar Cidade com Arquitectura”. O prazo para envio de comunicações termina no próximo dia 15 de Junho.
Recorde-se que o Congresso representa desde 1948 “uma forte tradição associativa e um convite à intervenção pública dos arquitectos, no contexto do trabalho desenvolvido pelas sucessivas organizações representativas dos arquitectos em Portugal” e nos dias de hoje assume-se “como o principal fórum de debate aberto à participação de todos os arquitectos, nos âmbitos do exercício da profissão de arquitecto e da promoção da arquitectura”, recorda a Ordem dos Arquitectos.
À semelhança das edições anteriores, as conclusões dos trabalhos informarão a Moção do Congresso, que se pretende uma tomada de posição pública e um reflexo das preocupações e das posições dos arquitectos perante um conjunto diversificado de desafios que hoje se colocam aos arquitectos e à sociedade. Para isso, refere a Ordem dos Arquitectos, da Moção do Congresso “deverá resultar um plano de medidas, acções e actividades concretas, que possam guiar e influenciar as próximas orientações estratégicas e políticas nacionais, determinantes para o futuro do exercício da arquitectura e para a reabilitação das nossas cidades; nessa medida, deseja-se que as conclusões do Congresso ajudem a potenciar uma intervenção pública da Ordem dos Arquitectos conducente a uma melhoria das condições de trabalho dos arquitectos e a um reforço da importância da sua intervenção na sociedade”.
“Reabilitar Cidade com Arquitectura”
Este ano, a partir do tema “Reabilitar Cidade com Arquitectura”, propõe-se uma discussão em torno das acções prioritárias, linhas de orientação e definições estratégicas da intervenção institucional da Ordem dos Arquitectos (OA), passada, actual e futura, no âmbito das seguintes áreas: acesso à profissão; formação contínua; exercício da profissão; papel social do arquitecto; e papel cultural da arquitectura, em Portugal, na Europa e no Mundo, tendo por horizonte o ano 2020, meta para a concretização, em Portugal e na Europa, de um conjunto de objectivos com implicações directas e diversas no trabalho dos arquitectos, lembra a Ordem dos Arquitectos.
A proposta para a organização dos trabalhos do Congresso está dividida em três painéis estruturais: “Saber”, “Fazer” e “Acontecer”, que possibilitam a abordagem ao tema ““Reabilitar Cidade com Arquitectura”, pelas várias vertentes do conhecimento, do exercício, da intervenção e da divulgação da profissão.
Segundo a mesma fonte, o objectivo estratégico é o de “reivindicar uma maior presença e participação dos arquitectos junto da sociedade, nos processos de reabilitação e regeneração urbana, e de construção da cidade e da cidadania”.
Todas as informações estão disponíveis em https://www.congressodosarquitectos.pt/ .