Ben van Berkel ao serviço da iluminação
Um dos mais recentes projectos de Ben van Berkel, do gabinete UNStudio, é na área da iluminação. O arquitecto holandês criou o “Nightsight”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Um dos mais recentes projectos de Ben van Berkel, do gabinete UNStudio, é na área da iluminação. O arquitecto holandês criou o “Nightsight”, um sistema de iluminação versátil, que tem como objectivo melhorar a qualidade, a acessibilidade, usabilidade e segurança dos espaços públicos após o anoitecer. O sistema foi lançado pela Zumtobel na Light + Building, em Frankfurt.
Segundo van Berkel, foi a partir de requisitos particulares dos espaços urbanos que partiu o sistema que desenhou e que fornece a arquitectos e designers novas soluções de iluminação de pontos específicos como caminhos, praças, estradas e fachadas.
O principal objectivo do “Nightsight” é devolver a noite ao domínio público, tornando os espaços exteriores seguros e com qualidade. Nesse sentido, o sistema foi projectado para criar ambientes propícios a actividades sociais através de uma variedade de cenários de iluminação e intensidades. Nota para o facto de também ter sido equacionada a poluição luminosa desnecessária através da redução do brilho e do derramamento de luz.
Ben van Berkel explica que o sistema Nightsight “é inspirado nas muitas variações possíveis da iluminação no teatro. Por isso o sistema permite criar coreografias através da luz e é destinado principalmente a facilitar a actividade e a interacção social no domínio público.”
O sistema está disponível em diferentes tamanhos de luminárias LED e pode ser colocado em mobiliário de rua ou em edifícios. Segundo Ben van Berkel, num future próximo a gama será alargada por forma a incluir uma variedade de formatos e uma maior diversidade de aplicações.