CONSTRUIR
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo Knauf apresentou o seu novo sistema de fachada ligeira: uma parede autoportante Aquapanel Knauf com isolamento de lã mineral ETICS da Knauf Insulation. Segundo o Grupo, esta é uma solução que cumpre as mais exigentes normas no que diz respeito à sustentabilidade e eficiência energética, como a Passivhaus, sendo ideal para a construção nova e reabilitação (para casos em que a fachada existente é substituída), oferecendo uma resposta ideal às atuais exigências do Código Técnico da Edificação (CTE ).
Segundo o Grupo, trata-se da solução ideal para conseguir Edifícios de Energia Quase Zero, graças ao seu alto nível de isolamento térmico (U <0,15 W / m2 K) e ruído (> 50 dBA), bem como ao peso mais leve (71 kg/m2) e espessura (27 cm).
Em nota de imprensa enviada ao Construir o Grupo Knauf sublinha que com este sistema de fachada ligeira o edifício vai ser mais leve e com níveis de isolamento acústico e térmico muito superiores aos das fachadas tradicionais, conseguindo reduzir os custos de estrutura e aumentando a área útil do edifício, graças à sua menor espessura. A eficiência energética do edifício também foi melhorada, minimizando as suas perdas de calor, melhorando o conforto, reduzindo os gastos de energia e, consequentemente, os custos com sistemas de aquecimento.
De salientar ainda que, o sistema de Aquapanel + ETICS cria uma envolvente térmica contínua, eliminando as pontes térmicas lineares. Reduz também o risco de condensação, através da transferência do ponto potencial de condensação para fora da estrutura do edifício, evitando patologias causadas pela humidade.
No caso específico da reabilitação, a utilização deste sistema ajuda a melhorar o aspecto do edifício, revalorizando-o económica e esteticamente. Economicamente porque os custos de manutenção do sistema são reduzidos e a vida útil da construção alargada, e esteticamente porque permite uma grande variedade de acabamentos de fachada, graças à estabilidade e à elevada temperatura de funcionamento da lã mineral, com uma grande flexibilidade no projecto. É ainda uma solução rápida de instalar.
O Grupo Knauf também que este sistema de fachada ligeira é aplicável em casas passivas, de acordo com a norma alemã Passivhaus, quando se pretende reduzir as perdas térmicas para valores ainda mais baixos do que 0,15 W/m2.K. Com esta solução construtiva inovadora, o Grupo Knauf, sempre comprometido com a arquitectura sustentável, dá mais um passo em direção a Edifícios de Energia Quase Zero.