Douro 41 Bascol
Governo investe 50M€ na Via Navegável do Douro
O secretário de Estado dos Transportes anunciou esta quinta-feira em Alijó, um investimento de 50 milhões de euros na Via Navegável do Douro (VND) que vai permitir alargar a navegação a todo o ano, inclusive à noite. Sérgio Monteiro presidiu à assinatura do contrato de empreitada para a requalificação do cais do Pinhão, concelho de… Continue reading Governo investe 50M€ na Via Navegável do Douro
Lusa
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O secretário de Estado dos Transportes anunciou esta quinta-feira em Alijó, um investimento de 50 milhões de euros na Via Navegável do Douro (VND) que vai permitir alargar a navegação a todo o ano, inclusive à noite. Sérgio Monteiro presidiu à assinatura do contrato de empreitada para a requalificação do cais do Pinhão, concelho de Alijó, que vai custar cerca de um milhão de euros.
Este projecto insere-se já no valor global de investimentos previsto para a VND, que foi incluída na lista de obras prioritárias anunciadas recentemente pelo Governo.
O secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações salientou que está previsto um conjunto de intervenções no rio Douro, que passam nomeadamente por um sistema de sinalização e de iluminação bem como o aprofundamento e alargamento do canal na zona da foz do rio Tua.
O objectivo é que a esta via fique navegável “em todos os momentos do ano e a todas as horas do dia”.
Isto permitirá preparar também o rio para o transporte de mercadorias, já que existem projectos de minério, nomeadamente em Torre de Moncorvo, que poderão vir a utilizar esta via para o transporte desse mesmo minério.
“Daí que seja muito importante que nós permitamos que haja condições de navegabilidade durante o dia e à noite”, frisou.
O transporte de mercadorias poderá ser, de acordo com o governante, complementar à actividade turística na VND.
Sérgio Monteiro referiu que o Governo pretende apresentar a candidatura da via navegável “à primeira fatia dos fundos comunitários, cujo prazo vai até 2016”. A VND foi inaugurada em toda a sua extensão em 1990. São 210 quilómetros, desde o Porto até Barca d’Alva. É através do rio que grande parte dos turistas conhece o Douro vinhateiro. Cruzam actualmente o Douro 86 embarcações marítimo-turísticas. Nos últimos anos verificou-se também um aumento do número de barcos hotéis, prevendo-se que se mantenha a tendência de crescimento nestas embarcações de grande dimensão.
Para dar resposta a este aumento, vai ser feita esta intervenção no cais do Pinhão, cujo projecto prevê a sua ampliação, qualificação e um com um novo cais flutuante com 84 metros e capacidade para acolher um barco hotel. Esta obra tem um prazo de execução de seis meses. No decorrer da cerimónia, o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Emídio Gomes, salientou que, só em 2014, já foram aprovados 17 projectos para a zona do Douro, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte. O que, segundo acrescentou, corresponde a uma alocação de 4,3 milhões de euros para um investimento de 5,2 milhões de euros. Questionado sobre a linha ferroviária do Douro, Sérgio Monteiro, referiu que a electrificação de Caíde/Marco de Canaveses já está a avançar e que a ligação de Marco até à Régua se seguirá depois, esperando que possa acontecer já em 2015.