Martifer Solar inaugura “maior parque fotovoltaico ligado à rede” na América Latina
Denominado “Aura Solar”, este parque tem uma capacidade instalada de 39 MWp
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Martifer Solar anunciou a inauguração, em conjunto com a Gauss Energia, “o maior parque fotovoltaico ligado à rede da América Latina”, em La Paz, no México.
Denominado “Aura Solar”, este parque tem uma capacidade instalada de 39 MWp e teve o projecto financiado pelo banco mexicano NAFIN, pelo IFC do Banco Mundial e pela Corporación aura Solar. A empresa portuguesa foi responsável pela engenharia, fornecimento e construção (EPC) do parque, ficando a seu cargo os serviços de operação e manutenção (O&M).
“A conclusão deste sistema fotovoltaico dá-nos uma posição de liderança na região. Estamos muito orgulhosos com o resultado final deste projecto, que irá fornecer energia verde para muitas famílias mexicanas”, afirmou Álvaro del Río. O country manager da Martifer Solar no México revelou ainda que a subsidiária da Martifer tem expectativas “de continuar a crescer no mercado deste país, que deverá quadruplicar em 2014”.
O parque dispõe de mais de 132 mil painéis solares fotovoltaicos instalados em estruturas em solo, montados em seguidores solares de eixo único e prevê-se que compense 60 mil toneladas de emissões de gases de estufa por ano, “fornecendo energia suficiente para abastecer mais de 160 mil habitantes”.
“Aura Solar I representa uma fase extraordinária no desenvolvimento de parques solares no México e acreditamos que trará um impulso significativo para o crescimento do sector da energia solar no país”, referiu Hector Olea, presidente e director-geral da Gauss Energia.
Para Henrique Rodrigues, este projecto “comprova as capacidades da Martifer Solar em termos de engenharia e adaptação a mercados locais, factores chave à luz da nossa expertise global”. O director-geral da Martifer Solar explicou também que “a realização de um projecto desta envergadura reforça a nossa confiança como líderes no sector fotovoltaico mundial, um sector sempre em constante mutação”.
Com este projecto, a capacidade fotovoltaica instalada no México quadruplica, num país cuja meta é atingir 35% de energia renovável até 2026.