Jornadas do Património com visitas guiadas a Parques de Sintra
As visitas contam com a presença dos técnicos responsáveis pela coordenação dos projectos
Ana Rita Sevilha
Politécnico de Viana vai investir 14M€ em residência para estudantes
Quinta do Lago adquire Conrad Algarve
Residência Universitária de Braga entregue à Casais
Celeste Campinho reeleita presidente da AIPOR
Cosentino lança o desafio ‘The Bathelier’
Reabilitação urbana interrompe tendência de crescimento em Outubro
Primeiro Vila Galé Collection inaugura no Brasil
Barbot inaugura nova loja em Loulé com conceito inovador
Carolina Herrera chega à baixa do Porto
Nomad Capital lança Nomad Eden
Para celebrar as Jornadas Europeias do Património, de 20 a 22 de Setembro, a Parques de Sintra irá realizar visitas técnicas guiadas gratuitas a diversos pontos de interesse que estão a ser alvo de trabalhos de requalificação, ou cujas obras terminaram recentemente. Para tal, contará com a presença dos técnicos responsáveis pela coordenação dos projectos.
O programa tem início na sexta-feira, dia 20 Setembro, com uma visita ao Castelo dos Mouros, local onde vai ser explicado o projeto “À Conquista do Castelo”. Os visitantes vão ficar a conhecer os locais onde foram levadas a cabo as escavações arqueológicas, quais os processos utilizados para a requalificação dos caminhos de ronda e ainda quais os cuidados tidos aquando da construção do novo centro de apoio ao visitante, entre outras curiosidades.
No mesmo dia, no Palácio da Pena, os participantes terão a rara oportunidade de entrar no Palácio através do antigo acesso principal de convidados da Família Real. Será apresentado o projecto de restauro de interiores em curso no Salão Nobre, bem como no Palácio Novo. Entre as várias explicações, vão ser tocados pontos como a arquitectura, as artes decorativas e o acervo. Igualmente no Palácio da Pena, vai ter lugar uma visita ao Gabinete da Rainha (actualmente em fase de projeto de conservação e restauro), onde os participantes descobrirão tudo sobre as transformações que sofreu ao longo dos tempos, e compreender que as futuras opções museológicas resultarão de um compromisso entre as diversas épocas de vivências do Palácio.
A recente recuperação da Abegoaria da Quinta da Pena vai também ser palco de uma visita guiada no dia 20 de Setembro, na qual os intervenientes poderão observar como foi levado a cabo o processo de restauro daquele edifício do séc. XIX, visitar as cavalariças onde se alojam os cavalos de tiro (Ardennais) e os cavalos protagonistas dos passeios equestres no Parque da Pena.
Ainda no Parque da Pena, outra das propostas para estas Jornadas Europeias do Património é a descoberta do restauro efectuado na Feteira da Rainha e no Jardim das Camélias, onde os visitantes serão guiados por uma das áreas mais emblemáticas do Parque da Pena. O projecto incluiu um conjunto alargado de intervenções que visaram a recuperação de estruturas construídas e vegetação em avançado estado de degradação.
No dia 22 de Setembro, o convite é para participar numa visita técnica guiada ao restauro integral do Salão Nobre do Palácio da Pena bem como das suas salas adjacentes, sob a orientação do Diretor do Palácio. Esta visita foca, sobretudo, as questões de significado patrimonial do Salão Nobre enquanto testemunho de uma residência romântica, a relação da arquitectura com o acervo e o seu significado histórico. Será ainda destacada a importância do restauro tanto das artes decorativas como do acervo do Palácio. A visita passará ainda pelo interior da Escada das Cabaças.
As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, que têm como objectivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Em Portugal, a Direção-Geral do Património Cultural escolheu este ano o tema “Lugares”, por forma a suscitar a aproximação física e emocional dos participantes aos polos patrimoniais, de modo a sensibilizar os cidadãos para a sua proteção.