Duravit e Hansgrohe apresentam novidades para 2013
A José Ricardo Botas marcou presença nos eventos Duravit Design Days e Hansgrohe VIP Fórum na Alemanha, de forma a antever todas as novidades para este ano

Ana Rita Sevilha
IP lança concurso de 150M€ para alargar ferrovia Contumil-Ermesinde
CCB quer alcançar a neutralidade de carbono até 2030
Trienal: ‘Conversas et Al’ junta fundador da Noarq e ilustrador Gémeo Luís
Edifício C do projecto em Lordelo do Ouro já está em construção
Edifício Boavista 2949 encontra-se em comercialização
Sandra Daza é a nova CEO do Grupo Gesvalt
“Mais Campera Outlet Shopping” quer modernizar o factory outlet
Preços das casas em Lisboa aumentaram 5,5% em 2024 e vendas cresceram 13,8%
BPI e CBRE em parceria para alavancar sustentabilidade no imobiliário comercial
PortalPRO e AvaiBook em parceria para oferecer serviços aos gestores de alojamentos turísticos
A José Ricardo Botas marcou presença nos eventos Duravit Design Days e Hansgrohe VIP Fórum na Alemanha, de forma a antever todas as novidades para este ano.
Ao Construir a empresa revelou que, para além “dos mais de mil participantes em cada um dos eventos”, foi acompanhada “por um grupo de arquitectos portugueses de renome” que ficaram a conhecer o outro lado dos produtos com que lidam nos seus projectos.
Segundo a José Ricardo Botas, o Duravit Design Days 2013, que decorreu no Duravit Design Center, em Hornberg na Alemanha, “contou com a presença de mais de 1.600 convidados”, que em primeira mão conheceram, entre outras novidades, “um espelho com sistema de som por bluetooth que permite ligar o iPhone sem fios aos espelho e ouvir, através das colunas embutidas na parte inferior, as nossas próprias músicas”, bem como, “uma nova linha de acessórios da Duravit – a Karree”.
“Quem esteve no Duravit Design Center teve ainda a possibilidade de ver “o restyling da linha Happy D.- que agora apresenta linhas mais femininas e novos acabamentos ao nível do mobiliário, e a nova concepção da linha de mobiliário X-Large – onde os tampos passam a ter uma aparência bastante mais fina, tornando-se agora possível optar por duas medidas distintas de profundidade e adaptando-se facilmente a qualquer tipo de sala de banho (mesmo as de tamanhos mais reduzidos)”.
Segundo a mesma fonte, foi ainda possível ver o “restyling da linha Duraplus, que deu origem a uma nova linha – a Durastyle-, onde o tampo da bacia é extremamente fino e rimless (sem borda interior), o que permite um inovador tipo de descarga, e “destacou-se ainda na linha Starck um novo lavatório oval, o restyling das banheiras e a inovação ao nível das bases de duche, onde a altura foi reduzida para 20mm”.
No seu VIP Fórum 2013 a Hansgrohe recebeu mais de 1100 visitantes de 35 países, num evento que decorreu em Schiltach, e onde a Hansgrohe prometeu “continuar a oferecer soluções para a sala de banho capazes de facilitar a vida do utilizador”.
Segundo a José Ricardo Botas, no evento destacou-se “a nova linha da Axor, desenvolvida em parceria com o designer Philippe Starck”, e que, “para além de um novo jacto que permite gastar apenas 3,5 litros por minuto, a sua aparência, inspirada na Natureza, resulta num design minimalista e orgânico”.
Segundo Philippe Starck: “Nós precisamos de mais harmonia”. Por isso mesmo, “a nova linha Axor Starck Organic encontrou o equilíbrio perfeito entre a tecnologia, a ecologia e a poupança – the head and the heart!”, explica a mesma fonte.
A Hansgrohe apresentou também a nova tecnologia Select, onde “basta um simples toque num botão para que a água esteja de acordo com o gosto do utilizador. Apesar de já existirem produtos com esta tecnologia, o novo botão tem agora a palavra Select impressa e poderá facilmente ser utilizado, uma vez que se situa no prato do chuveiro”.
Segundo a José Ricardo Botas, “com um design contemporâneo, formas suaves e arredondadas, os novos produtos Raindance Select estão disponíveis em dois acabamentos: cromado ou branco/cromado”.
Também o ambiente tem uma palavra a dizer na Hansgrohe, que reforçou a sua preocupação com a sustentabilidade apresentando a versão EcoSmart, onde “é possível reduzir o consumo de água em 40%”.