Sonae Sierra vende participações em três Centros Comerciais no Brasil
“Esta transacção marca o início da nossa estratégia de gestão activa do portfólio e reciclagem de capital no Brasil”
Ana Rita Sevilha
Ordem dos Engenheiros lança ‘Prémios Nacionais’
“Redução de custos ambientais e operacionais” justifica importância do Aqua+ Escritórios
ACEMEL atinge os 20 associados com entrada da Nabalia e EZU Energia
Casa da Arquitectura abre concurso para bolsas de doutoramento
Fundão recebe o New European Bauhaus Festival
Segurança de trabalhos em altura no sector da construção
Câmara de Setúbal vai reabilitar Palácio do Quebedo por valor superior a 2 M€
Preços de escritórios e lojas aumentaram em média +20% durante a pandemia
TdC dá luz verde ao prolongamento da Linha Vermelha
Century 21 Portugal espera “crescimento” nos próximos anos
A Sonae Sierra Brasil, participada da Sonae Sierra, acaba de anunciar o acordo para a venda da sua participação em três centros comerciais – 51% no Shopping Penha, 30% no Tivoli Shopping e 10,4% no Pátio Brasil Shopping – pelo valor global de 212,9 milhões de Reais, cerca de 81 milhões de euros.
Em comunicado de imprensa a Sonae Sierra revela que “as participações no Shopping Penha e Tivoli Shopping foram negociadas com o CSHG Brasil Shopping FII, fundo administrado pelo Credit Suisse Hedging-Griffo, enquanto que a participação no Pátio Brasil Shopping foi adquirida pelo grupo que detinha a principal posição neste shopping”.
Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “esta transacção marca o início da nossa estratégia de gestão activa do portfólio e reciclagem de capital no Brasil tirando partido do óptimo portfólio que desenvolvemos ao longo dos anos e da forte procura deste tipo de activos por parte dos investidores. Deste modo focamos a nossa actividade em centros dominantes onde temos uma posição de controlo, e aumentamos a nossa capacidade de desenvolver novos projectos no Brasil e/ou adquirir centros já em operação com potencial de expansão/renovação, fortalecendo ainda mais a nossa operação neste mercado-chave para a Sonae Sierra.”
A empresa especialista em Centros Comerciais explica que continuará a prestar serviços de administração e comercialização para o Shopping Penha, durante pelo menos cinco anos e para o Tivoli Shopping durante pelo menos três anos.
Os três centros comerciais representavam 24.700 m² de ABL própria, menos de 10% da ABL própria total da Sonae Sierra Brasil. Com a venda das participações nestes três centros comerciais, a Sonae Sierra passa a deter um portfólio de 8 centros comerciais no Brasil, que representa um total de cerca de 377.300 m² de ABL, gerindo um total de 11 centos comerciais que representam um ABL de 402.000 m² de ABL. Duas inaugurações marcadas para 2013 no Brasil
A empresa lembra que tem ainda dois centros comerciais em construção, o Boulevard Londrina Shopping e o Passeio das Águas Shopping, ambos com a inauguração prevista para 2013. O primeiro, localizado no estado do Paraná terá 47.800 m2 de ABL, corresponde a um investimento de 88 milhões de euros e irá servir uma área de influência com mais de 800.000 habitantes. O Passeio das Águas Shopping, em Goiânia, capital do estado de Goiás, terá 78.100 m2 de ABL servindo uma área de influência com mais de 1.6 milhões de habitantes, e representa um investimento de cerca de 167 milhões de euros.