Cosentino lança superfície ultra compacta Dekton by Cosentino
A Cosentino refere que a Dekton “constitui o objectivo tecnológico e comercial mais importante da indústria da pedra em todo o mundo”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
O Grupo Cosentino apresentou ao mercado a sua mais recente inovação – a “superfície ultra compacta Dekton by Cosentino”, em conjunto com o Plano Estratégico de Negócio para o período 2012-2014, numa conferência de imprensa celebrada na sede do Grupo em Almería.
A superfície ultra compacta Dekton by Cosentino, cujo lançamento comercial acontecerá na Primavera de 2013, será produzida na nova fábrica localizada no Parque Industrial do Grupo Cosentino em Cantoria, Almería, e de acordo com o Grupo, “contará com a mais avançada Tecnologia de Partículas Sinterizadas ‘PST’, desenvolvida em exclusivo pelo departamento e I+D+i do Grupo”.
Esta tecnologia [Tecnologia de Partículas Sintetizadas], foi desenvolvida em exclusivo pelo Grupo Cosentino e combina tecnologias provenientes da industria do ramo da porcelana, da industria do vidro e da industria das superfícies de quartzo. A Cosentino espera que o produto revolucione o mercado “convertendo-se num grande aliado para os arquitectos” já que poderá utilizar-se tanto no interior como no exterior graças à sua resistência aos raios UV, nomeadamente “em múltiplas ocasiões de alto valor”. Os seus usos vão desde soleiras, escadas, placas, fachadas ventiladas para exteriores e até bancadas ou superfícies de trabalho.
Segundo o Grupo, o Dekton é “um produto completamente inovador” – é uma superfície ultra compacta com características técnicas superiores, composta por uma mistura de matérias primas inorgânicas que pode dar resposta à procura de formatos grandes em diferentes espessuras (irá ser fabricado em placas de formatos de 320cm x 144cm com espessuras de 8mm, 2cm e 3cm).
Em comunicado de imprensa, a Cosentino refere que a Dekton “constitui o objectivo tecnológico e comercial mais importante da indústria da pedra em todo o mundo e materializa a aposta no futuro da multinacional de Almería”. O lançamento desta nova solução, sublinha, “é o resultado de um investimento de 91 milhões de euros e 22 mil horas de investigação e desenvolvimento por parte do Grupo”.
Já no que diz respeito ao Plano Estratégico apresentado pelo Grupo Cosentino para o período 2012-2014, o mesmo “contempla um crescimento anual de 17%, com um investimento previsto de 167 milhões de euros, entre investimento produtivo e comercial”. De acordo com a Cosentino, mais de 75% do referido investimento, “é destinado a consolidar e aumentar a capacidade produtiva e logística da empresa, que apostando na fábrica de mármore em Almería, “duplica a extensão do Parque Industrial do Grupo em Cantoria com 580.000m2 adicionais de terreno industrial onde estão localizadas as novas instalações”.
Segundo Francisco Martínez-Cosentino, Presidente do Grupo Cosentino, “a ampliação do Parque Industrial da Cosentino em Cantoria não é nada mais do que uma reafirmação do nosso compromisso com a Região do Mármore de Almería. Continuamos e continuaremos a desenvolver projectos inovadores de elevado valor adicional e a criar postos de trabalho aqui. A nova fábrica de Dekton e a Plataforma Logística Inteligente confirmam a nossa aposta na inovação e em fundação da liderança no sector a nível internacional, ampliando a nossa oferta de soluções arquitectónicas de máxima qualidade e oferecendo o melhor serviço possível aos nossos clientes em todo o mundo.”
Para além da aposta na capacidade produtiva, na diversificação de produto, no I+D+i e na inovação competitiva, o crescimento económico do Grupo Cosentino continuará a basear-se na internacionalização e diversificação geográfica. Neste âmbito, os planos da multinacional passam pelas novas aberturas de Centers ou plataformas de serviço integral. Nesse sentido, “ao longos dos próximos três anos, o grupo Cosentino abrirá 28 novos Centers, até alcançar os 90, continuando com a actual expansão nos EE.UU, apostando no Brasil como quarto pilar de crescimento e diversificação, e focando-se de forma crescente no mercado asiático”.
Pilar Martínez-Cosentino, Diretora-geral Adjunta, declarou que “graças a estas linhas estratégicas e políticas concretas de investimento, esperamos alcançar crescimentos ao nível das vendas superiores a 15% na maioria dos mercados em que operamos. Os Estados Unidos reforçar-se-ão como mercado-chave com um crescimento de 16% por ano, seguindo-se o mercado europeu com um crescimento de 21%. A América Latina, principalmente o Brasil, e a Austrália, são regiões onde estamos também a investir e onde queremos crescer. No final de 2012 teremos gerado 83% dos nossos lucros fora das nossas fronteiras e em 2014 chegaremos aos 87%”.