Província angolana de Zaire terá novo hospital com a capacidade de 253 camas

Por a 21 de Agosto de 2012

Foi já lançada a primeira pedra da construção do novo hospital provincial do Zaire, que terá a capacidade de internamento de 253 camas, nos arredores da cidade de Mbanza Kongo, num acto presidido pelo ministro da saúde, José Van-dunem.

PUB

O empreendimento sanitário, que terá 11 blocos, custará ao Estado mais de 42 milhões de dólares norte-americanos e será executado pela empresa chinesa CRBC, num prazo de 18 meses, a contar da data da sua consignação.

O novo hospital comportará áreas administrativa, serviços gerais, bloco operatório, maternidade, imagiologia e laboratório, enfermarias, bloco de acesso principal para o público e informação, medicina externa e banco de urgência, instituição que vai substituir a unidade sanitária provincial actual com capacidade de 60 camas.

A referida estrutura moderna, será construído na localidade de “Quilemos”, a cerca de oito quilómetros a norte da cidade de Mbanza Kongo, e vai ocupar uma área de 14.273 metros quadrados, com a construção a ser feita num espaço de 8.550 metros quadrados.

O ministro da Saúde consignou também as obras de construção da escola média de enfermagem na mesma localidade, que terá uma capacidade de acolher 320 formandos. O prazo de sua edificação é de nove meses e os custos estão avaliados em 2,8 milhões de dólares.

A instituição contará com uma área administrativa, quatro salas de aulas normais, duas salas de aulas práticas, dois laboratórios, uma biblioteca, área desportiva e ocupará um espaço de 1300 metros quadrados.

Actualmente a província do Zaire conta com duas instituições de formação básica em enfermagem, uma no Soyo e a outra em M’banza Kongo.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *