EDP inaugura reforços de potência das barragens de Picote e Bemposta
Os projectos representam um investimento total de 300 milhões de euros
Pedro Cristino
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
A EDP anunciou a inauguração dos reforços de potência das barragens de Bemposta e Picote, que representam um investimento total de 300 milhões de euros e permitem “reforçar em 4% a produção hidroeléctrica do país, optimizando infra-estruturas existentes e garantindo o melhor aproveitamento das águas do Douro”.
Estes dois projectos são os primeiros a entrar em operação, num conjunto de 12, e visam “evitar, de forma económica e utilizando estruturas já existentes, a perda de energia ligada aos descarregamentos de Inverno derivados quer da pequena capacidade de armazenamento das suas albufeiras, quer do nível reduzido de dimensionamento dos grupos geradores instalados nas centrais já existentes”.
No seu conjunto, estes projectos irão contribuir “com mais de 375 GWh/ano para o sistema electroprodutor nacional”.
O projecto de execução e a gestão contratual de ambas as obras foram realizados pela Engenharia da EDP. No caso de Picote, os principais trabalhos de construção estiveram a cargo da MSF e da Opway, enquanto que o fornecimento e montagem dos equipamentos instalados coube à Voith Hydro/Siemens. A fiscalização das obras e a coordenação da segurança estiveram a cargo da Consulgal e da Tecnoplano.
No caso da Bemposta, a construção civil coube à Somague, enquanto que os equipamentos montados, bem como o seu fornecimento, estiveram a cargo do consórcio Andritz Hydro/Ensulmeci. A fiscalização das obras e a coordenação da segurança foram executadas pelas empresas Fase e Tabique.