Infocontrol lança novidades no mercado
Entre elas está o novo router eWon Cosy 141 e os sensores indutivos de montagem no exterior
Ana Rita Sevilha
APJAR atribuí prémio ex-aequo a duas obras
Sierra e BTG Pactual lançam joint venture de crédito imobiliário
ALP: Maioria dos inquiridos não pediu compensação prevista na Lei
Efacec assina contrato com 3ª maior empresa de energia alemã
Produção do sector da Construção deverá acelerar em 2025
Madalena Pereira é a nova head of marketing da JLL
TTR Data: Fusões e Aquisições movimentam 12,6 MM€ em 2024
Garcia Garcia aumenta salário mínimo para 925 euros
Carmo Wood escolhida para a reconstrução dos Passadiços do Paiva após incêndios
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
A infocontrol deu a conhecer algumas das novidades de 2012, entre elas está o novo router eWon Cosy 141, “que permite a implementação de acesso remoto directo a PLC’s e outros equipamentos IP que partilhem a ligação à Internet do cliente, a um custo mais reduzido”.
Segundo a empresa, “ao utilizar um acesso remoto por Internet, em vez do tradicional acesso via GSM ou ligação telefónica ou mesmo, mais recentemente, via GPRS ou 3G, um fabricante de máquinas reduz drasticamente os custos desse acesso remoto e garante uma velocidade de comunicação muito aproximada daquela que teria se estivesse ligado localmente aos equipamentos IP”.
O eWon Cosy 141 é um router IP que permite implementar uma rota entre uma rede Ethernet local (por exemplo, uma rede já existente no cliente) e uma rede Ethernet industrial (por exemplo, composta exclusivamente pelos autómatos), onde disponibiliza um switch de 4 portas. E para conseguir-se o acesso remoto, o eWon Cosy 141 funciona como cliente VPN para o serviço VPN gratuito Talk2M+.
Outro dos produtos lançados pela Infocontrol são os sensores indutivos de montagem no exterior IFRR (sensores de proximidade) e IWRR (sensores de medição de distâncias) desenvolvidos pela Baumer – representada em Portugal pela Infocontrol, e que “passaram os mais recentes testes de corrosão com resultados positivos.”
Segundo a Infocontrol, ambos os sensores “cumprem os requisitos da categoria de maior corrosibilidade C5-M. Ambos os sensores são portanto indicados para utilização em condições ambientais mais exigentes no mar ou junto à costa, como por exemplo em parques eólicos em offshore”.
A empresa explica ainda que “os sensores indutivos digitais são normalmente utilizados para detectar posicionamentos e velocidade do rotor. Os sensores de medição são aplicados na monitorização dos travões e a deflexão do veio. Para cumprir estes requisitos de máxima corrosibilidade C5-M, os sensores foram sujeitos a 1440 horas ou 60 dias de testes com spray com sal de acordo com a ISO 9227, seguidos por 720 horas de testes de resistência a condensação de água de acordo com a ISO 6270. Os resultados demonstraram que estes sensores indutivos cumprem os mais existentes requisitos de corrosão e a Baumer pode garantir um longo tempo de vida para os seus produtos mesmo em tais condições ambientais”.
Este nível elevado de resistência é alcançado “graças a materiais de elevada qualidade como aço inox V4A e a procedimentos de fabrico especiais”, garante a mesma fonte.
“Graças ao conceito único de impermeabilização proTect+, os sensores são completamente à prova de entrada de líquidos de acordo com a classe de proteção IP 69K, mesmo após incontáveis ciclos de temperatura, e um funcionamento fiável pode ser garantido, mesmo após muitos ciclos de dia-noite. Isto significa que os sensores são de baixa manutenção, com uma média de tempo de vida (MTTF) superior a 100 anos. O largo espetro de temperatura de funcionamento de -40 a +70ºC também garante uma constante medição fiável de valores e deteção, mesmo em temperaturas extremas ou grandes flutuações de temperatura”.