Formas de inovar em contexto de crise em debate na UrbaVerde
“Fazer Mais Com Menos” é o tema deste encontro que debaterá formas e novos mecanismos de inovar em contexto de crise
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
No âmbito da 8ª UrbaVerde, o Jornal Arquitecturas está a organizar um evento dedicado a todos os jovens profissionais e estudantes do espaço público. “Fazer Mais Com Menos” é o tema deste encontro que debaterá formas e novos mecanismos de inovar em contexto de crise.
Agendada para o último dia da 8.ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis, a iniciativa, explica a organização, “dará a oportunidade de trocar experiências, ideias e visões com o objectivo de aproximar os participantes do mercado profissional”.
Das várias candidaturas recebidas no “Call for Papers” foram três as selecionadas para integrar o programa, e são elas: “Plano de Mobilidade Eléctrica para o Concelho de Sintra” de José Nobre, Eng.º Electrotécnico da Siemens; “A Integração da Arte Urbana na Revitalização das Cidades”, da autoria de Pedro Soares Neves, Designer Urbano da Câmara Municipal de Lisboa; e “A Cidade das Pessoas, para as Pessoas”, de Nuno Grande, responsável pelo Pelouro da Cultura da Ordem dos Arquitectos Secção Regional Norte.
Nuno Grande será ainda moderador do painel da manhã “Trabalhar com o Espaço Público: constrangimentos e inovação” onde se debaterão temas como a “Arquitectura em Tempo de Crise: do perigo à oportunidade” e “Engenharia criativa para projectos com futuro”.
Teresa Portela Marques, professora da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto moderará a 2ª parte deste painel que integrará intervenções sobre “Inovação e identidade na arquitectura paisagista” e “Dinamização turística através da mobilidade sustentável”.
“Do Projecto à Obra: como tornar boas ideias em bons negócios” é o primeiro painel da tarde que conta com a intervenção do arquitecto João Albuquerque sobre “Construir carreira como freelancer na Arquitectura” e a análise do tema “Pólos de Inovação e Criatividade: abrir portas para o mercado” pelo arquitecto José Bártolo, da ESAD.
“Portugal lá fora: a internacionalização dos profissionais do espaço público” é o último painel deste encontro que será moderado pelo engenheiro Luís Silva, Director de Desenvolvimento Sustentável da ADENE.
Já Manuel Vieira Lopes, Autor e Coordenador do Projecto Casa em Movimento, da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, apresentará a “Casa em Movimento – Solar Decathlon 2012” seguindo-se o designer Francisco Providência, que intervirá sobre a “Projecção Internacional do Design Português” e por fim João Nunes, arquitecto paisagista e fundador da Proap, que analisará as perspectivas de “Trabalhar em Arquitectura Paisagista além Fronteiras”.
O objectivo, sublinha a organização, é que estudantes, profissionais e jovens empresários nas áreas da arquitectura e do design para o espaço público, arquitectura paisagista, construção, urbanismo, gestão e engenharias ligadas às novas tecnologias energéticas e aos territórios, entre outras, se reunam num dia dedicado à criação de sinergias, oportunidades de network e desenvolvimento de ideias de negócio”.