Finlândia recebe conceito de “vida urbana sustentável”
Consórcio vai construir na cidade de Espoo um conjunto de casas energeticamente eficientes como parte do desenvolvimento deste conceito
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A construtora Skanska está a construir, na cidade de Espoo, Finlândia, um conjunto de casas energeticamente eficientes, como parte do desenvolvimento de um conceito de “vida urbana sustentável”.
Para este projecto, a construtora conta com a ABB, a Fortrum e a Kone, que ajudarão este edifício a alcançar a classificação energética A, o que predispõe um conjunto de soluções como “consumo eficiente de energia, incluindo sistemas de aquecimento e iluminação”, conforme explica a ABB em comunicado de imprensa.
A título de exemplo, a ABB refere o elevador fornecido pela Kone que “vai consumir substancialmente menos energia que um elevador tradicional, com a energia de travagem a ser de novo injectada na rede eléctrica”. Os moradores serão também capazes de “monitorizar, ajustar e minimizar o consumo de energia através da tecnologia da ABB baseada no protocolo KNX, a ser instalada em cada apartamento, o que lhes permite controlar com precisão a temperatura e iluminação das residências, mesmo que estejam fora, através da internet”.
“Os aparelhos e iluminação, bem como o sistema de aquecimento eléctrico dos apartamentos, estão ligados a uma rede. Os controladores de rede permitem ao utilizador ajustar o sistema às suas preferências, o que significa que mesmo pequenas poupanças de energia podem ser feitas com precisão e sem esforço”, explicou Paavo Tammisto, responsável de produtos de baixa tensão da ABB na Finlândia.