Reguengos de Monsaraz vai investir cerca de 1,4 ME na instalação da nova Biblioteca Municipal
De acordo com o município, a empreitada tem o valor de 774 mil euros e foi adjudicada à empresa Poligreen – Engenharia, S.A
Ana Rita Sevilha
Espanhola ARC Homes tem plano de investimento de 180 M€
“Um futuro sustentável para a Construção” domina programação da 31ªConcreta
Casa cheia para a 31ª edição da Concreta
Signify ‘ilumina’ estádio do Sporting Clube de Portugal
Savills comercializa 2.685 hectares de floresta sustentável em Portugal e Espanha
Tecnológica Milestone com 36% de mulheres nas áreas STEM supera média nacional
Sede da Ascendi no Porto recebe certificação BREEAM
KW assinala primeira década em Portugal com videocast
LG lança em Portugal nova gama de encastre de cozinha
CONCRETA de portas abertas, entrevista a Reis Campos, passivhaus na edição 519 do CONSTRUIR
O Município de Reguengos de Monsaraz assinou na passada sexta-feira, dia 9 de Dezembro, o contracto de consignação das obras para a instalação da Biblioteca Municipal no Palácio Rojão (antigo Palácio dos Condes de Monsaraz), um edifício construído em meados do século XIX.
De acordo com o município, a empreitada tem o valor de 774 mil euros e foi adjudicada à empresa Poligreen – Engenharia, S.A., com um prazo previsto de execução de 365 dias.
Na totalidade, avança a mesma fonte, “a instalação da Biblioteca Municipal representa um investimento de quase 1,4 milhões de euros, candidatado ao Regulamento Especifico Rede de Equipamentos Culturais (INALENTEJO), no âmbito da subvenção global contratualizada com a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central. Este valor integra a obra de construção civil, a informatização, a aquisição de mobiliário e de uma colecção inicial de livros”.
O Palácio Rojão, edifício que ao longo da sua existência tem estado ligado à cultura e à educação, albergando durante várias décadas as escolas do ensino preparatório e secundário, localiza-se no centro da cidade e tem uma tipologia que corresponde à de uma casa apalaçada com a arquitectura exterior marcada por uma fachada principal com andar nobre com 14 janelas de sacada iguais e uma de maior altura implantada no eixo da entrada. Interiormente, o edifício dispõe de várias dependências com pinturas murais e de tecto a cal e a fresco, nomeadamente nos átrios, na escadaria e numa das salas do segundo piso, explica a autarquia em comunicado de imprensa.
“A distribuição funcional da nova biblioteca foi elaborada de acordo com o Programa de Apoio às Bibliotecas Públicas do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas – Biblioteca tipo 1, e adaptada às circunstâncias concretas do edifício. No piso 1 ficará o átrio com o balcão de atendimento e um espaço de apoio, a sala polivalente, o bar (com uma esplanada exterior sob a arcada), o depósito de documentos para apoio da biblioteca, a zona de recepção e manutenção e a sala do pessoal”.
“No piso 2 ficará a secção de adultos, a secção infantil e a área de animação infantil, um espaço para o servidor informático e os gabinetes dos serviços internos, incluindo uma sala de reuniões. O Espaço Internet vai também estar integrado no edifício, ficando com a possibilidade de articulação interior com a biblioteca ou de funcionar de forma independente”.
Quanto às infra-estruturas técnicas, “serão integralmente renovadas ou construídas de raiz, nomeadamente as instalações eléctricas, telefónicas, de águas e de esgotos. Haverá igualmente novas instalações de segurança contra incêndios e intrusão e uma nova rede informática”.
José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, afirma que “esta é uma obra que já estava planeada há muitos anos, mas só após a assinatura do auto de cedência do edifício com a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças foi possível candidatá-la a fundos comunitários, com uma taxa de comparticipação de 85 por cento”. O autarca considera que “construir uma biblioteca moderna, agradável e bem equipada será muito importante para o processo educativo dos alunos que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, mas é também um espaço adequado para que todos os interessados possam consultar a vasta documentação e bibliografia existente no Arquivo Municipal”.