Luís Vassalo Rosa será o novo Provedor da Arquitectura
É co-autor de projectos de habitação, administração e serviços, equipamentos colectivos, equipamentos turísticos e equipamentos industriais, publicações, estudos e comunicações
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Luís Vassalo Rosa será o novo Provedor da Arquitectura da Ordem dos Arquitectos, por deliberação unânime do Conselho Directivo Nacional.
Luís Vassalo Rosa é arquitecto (ESBAL) com especialização em Planeamento Urbanístico na Universidade de Sussex e estágios em Espanha, França, Inglaterra, República Federal Alemã e Estados Unidos da América. Tem desenvolvido actividade docente universitária como Professor Convidado em cursos de pós-graduação em Planeamento Urbanístico e Projecto de Áreas Habitacionais, designadamente na FAUTL, no IST e na FEUP.
Para além disso, pode ler-se no portal da Ordem dos Arquitectos, foi membro da Direcção do Sindicato Nacional dos Arquitectos e sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Urbanistas, actual Associação dos Urbanistas Portugueses
O arquitecto tem sido responsável e coordenador de equipas de diversos Planos Directores Municipais, Planos Estratégicos, Planos de Urbanização, Planos de pormenor e Projectos de Loteamento Urbano. Assessor no domínio do Urbanismo da Parque EXPO, S.A., foi Director de Serviços de Planeamento e Gestão Urbanística da Parque EXPO, S.A. e responsável pelo Plano de Urbanização, coordenação e gestão urbanística da zona de intervenção da EXPO’98.
Luís Vassalo Rosa foi ainda Chefe da Divisão de Planeamento Urbanístico e Edifícios do Fundo do Fomento da Habitação/MOPTC e responsável pelo Plano Integrado de Almada – Monte da Caparica. Foi, também, Director do Departamento do Novo Centro Urbano de Santo André, do Gabinete da Área de Sines/MPAT e responsável pela revisão do Plano da Nova Cidade de Santo André.
É co-autor de projectos de habitação, administração e serviços, equipamentos colectivos, equipamentos turísticos e equipamentos industriais, publicações, estudos e comunicações. Recebeu o Prémio Valmor em 1975 enquanto co-autor da Igreja do Sagrado Coração de Jesus em Lisboa e obteve o Primeiro Prémio nos Concursos para a Nova Sé Catedral de Bragança, Novos Tribunais de Monsanto e Recuperação do Palácio do Alvito de Lisboa.
Luís Vassalo Rosa desempenhou ainda funções como assessor do Secretário de Estado da Habitação e vogal da Comissão Administrativa da Câmara Municipal de Lisboa após o 25 de Abril, e é Grande Oficial da Ordem de Mérito.