ESTBarreiro promove Jornadas da Conservação e Reabilitação
Este evento visa “reunir profissionais e investigadores nas áreas da conservação e reabilitação criando, assim, um fórum de discussão sobre a actual problemática do edificado”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Escola Superior de Tecnologia do Barreiro do Instituto Politécnico de Setúbal (ESTBarreiro/IPS) anunciou que está a promover as Jornadas da Conservação e Reabilitação – Novos desafios e soluções para a edificação em Portugal, que decorrerá no próximo dia 20 de Outubro.
Segundo o comunicado da ESTBarreiro, este evento visa “reunir profissionais e investigadores nas áreas da conservação e reabilitação criando, assim, um fórum de discussão sobre a actual problemática do edificado”. As jornadas destinam-se a técnicos, investigadores e decisores ligados ao sector da construção, bem como a estudantes de Engenharia Civil, Gestão da Construção, Arquitectura e Conservação e Restauro.
“Em paralelo, decorre uma sessão de posters onde são apresentadas medidas de intervenção realizadas no âmbito do protocolo de colaboração entre a ESTBarreiro/IPS e a Câmara Municipal do Barreiro relativamente à manutenção/conservação da Urbanização da Quinta da Mina”, continua a comunicação da escola superior.
Ana Armada Brás, coordenadora da pós-graduação em Conservação e Reabilitação do ESTBarreiro e membor da Comissão Organizadora desta iniciativa, explicou que “a reabilitação urbana é, actualmente, uma componente indispensável na política das cidades na política das cidades e de habitação, pois nela convergem os objectivos de requalificação e revitalização das cidades, em particular das suas áreas mais degradadas e de qualificação do seu parque habitacional”.
De acordo com a docente, “as políticas de desenvolvimento sustentável impõem o cumprimento de metas que visam tornar Portugal mais independente do ponto de vista energético, tornando os edifícios mais eficientes numa perspectiva também ela ambiental e económica”.
Assim, a reabilitação de edifícios surge neste contexto como um factor-chave, “com a criação de programas de incentivo à reabilitação urbana sustentável, onde especificidades técnicas das edificações e os seus respectivos problemas requerem abordagens específicas, função da sua utilização e constituição”, conclui Ana Armada Brás.