F3M participa na Feira Internacional de Maputo
No decorrer da feira, a F3M, juntamente com o parceiro local GIA – Gestão Informática, “apresentará ainda as soluções específicas que desenvolveu para os mercados imobiliário (WinEMP) e da construção civil

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A portuguesa F3M vai participar na 47ª edição da Feira Internacional de Maputo, que decorre até ao dia 4 de Setembro naquela cidade.
Segundo a F3M o certame “é um dos mais importantes eventos económico e comercial de Moçambique, de abrangência multissectorial, onde a empresa apresentará as soluções multimédia mais inovadoras, bem como os diferentes softwares de gestão que desenvolve para os mercados da construção civil, promoção imobiliária, ópticas e oficinas, entre outros”.
Desde soluções de multimédia a projectos de infra-estruturas TI, a F3M leva até Moçambique “as mais recentes novidades tecnológicas, como é o caso da montra interactiva, catálogo virtual e da realidade aumentada”.
Segundo a F3M, “a partir da montra interactiva é possível transformar o vidro da montra de uma loja num ecrã interactivo, onde o utilizador pode interagir com uma imagem, com multimédia ou com uma aplicação informática. A aplicação pode ser de natureza lúdica, publicitária, informativa ou ainda constituída por um catálogo completo de produtos ou uma loja de e-commerce”.
Em comunicado de imprensa a empresa explica que “os catálogos virtuais multimédia são uma ferramenta de marketing directo que permitem, através da colocação de uma área interactiva em qualquer LCD, divulgar produtos e serviços, comunicando interactivamente com clientes, potenciais clientes e colaboradores. A ferramenta permite ainda divulgar plantas, imagens e vídeos, entre muitas outras informações”.
A realidade aumentada é outra das tecnologias que vai estar presente na FACIM, continua a mesma fonte. “Desde murais interactivos, chão que reage ao público e apresentações 3D multimédia, a realidade aumentada possibilita a projecção de objectos virtuais sobre espaços reais ou a materialização de imagens tridimensionais”.
No decorrer da feira, a F3M, juntamente com o parceiro local GIA – Gestão Informática, “apresentará ainda as soluções específicas que desenvolveu para os mercados imobiliário (WinEMP) e da construção civil, através do software de gestão de estaleiros e equipamentos (WinGEC) e de gestão comercial de obras (WinGCB). Em exposição estarão também as ferramentas de gestão para ópticas (WinOPT), oficinas (WinGCO) e para o comércio a retalho, ao nível da venda ao público (WinVP) e da gestão comercial integrada (WinGCI)”.
O WinEMP, explica a empresa, “é a primeira plataforma especializada para a gestão de empreendimentos imobiliários. Direccionado para as empresas de construção e de promoção imobiliária, está totalmente orientado para os mercados dos PALOP. Já o software de gestão comercial de obras (WinGCB) é vocacionado para empresas de instalações eléctricas, carpintarias e marcenarias, bem como todas as empresas de construção civil que não operem na área das obras públicas”.
Segundo a F3M, Moçambique e Angola são dois mercados prioritários para aempresa, que pretende continuar a crescer na área internacional. “De registar, a este propósito, que no primeiro trimestre de 2011, a empresa atingiu um aumento de 20 por cento, face ao mesmo período de 2010. “
Fundada em Julho de 1987, a F3M dedica-se ao desenvolvimento de software específico para mercados sectoriais. Alemanha, França, Espanha, Luxemburgo, Botswuana e Brasil são outros dos países onde a tecnológica marca presença directa e indirectamente. Com escritórios em Braga, Lisboa, Luanda e Maputo, integra a Rede PME Inovação COTEC.