Alstom vai desenvolver mercado de produção de energia russo
A Alstom anunciou que assinou uma série de acordos no sector de produção de energia da Rússia, no contexto da visita do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, a França
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Alstom anunciou que assinou uma série de acordos no sector de produção de energia da Rússia, no contexto da visita do primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, a França.
Segundo o comunicado do grupo francês, este facto confirma “o forte empenho da Alstom para o desenvolvimento do sector de energia naquele país”. O primeiro acordo foi assinado com a RusHydro, “a maior empresa hidroeléctrica de produção de energia da Rússia”, e visa criar uma instalação hidroeléctrica na cidade de Ufa, na República de Bashkortostan que será detida em 50% pela Alstom. Este acordo estabelece também “os princípios fundamentais e as obrigações mútuas para ambas as empresas e representa um grande passo para a criação de uma empresa “joint venture”.
“Esta instalação vai assegurar o fabrico de equipamentos hidroeléctricos para pequenas centrais hidráulicas, com capacidades até 25 megawatts, para centrais de tamanho médio com capacidade até 100 megawatts” e irá também servir de aposta em “centrais hidroeléctricas reversíveis com capacidade até 150 megawatts, bem como equipamentos auxiliares”, refere o comunicado da Alstom.
A fábrica irá fornecer equipamentos para a modernização integrada da central hidroeléctrica de Kubansky Cascade, para os quais a Alstom, a Russia United Energy-Construction Corporation (OEK) e a RusHydro assinaram um acordo em Maio deste ano. A empresa francesa irá ainda levar a cabo “a reabilitação do equipamento e instalar um novo sistema de instrumentação e controlo”. Por sua vez, a OEK será responsável por todas as obras de construção civil.
A Alstom assinou também um acordo com o Grupo Renova que visa “criar e localizar equipamentos de produção de energia” de tecnologia de ponta para aplicações em centrais térmicas. As empresas irão avaliar as capacidades e tecnologias disponíveis de ambas e estabelecer “fortes áreas de cooperação”.
No âmbito de três acordos assinados com as subsidiárias encarregues de operar centrais de energia na Rússia, a Altsom vai entregar ainda, entre 2012 e 2013, cinco turbinas a gás GT13 para as três centrais térmicas de Akademicheskaya, Nizhneturinskaya e de Novogorkovskaya.
Segundo o presidente e director-geral da Alstom, Patrick Kron, estes acordos “consolidam a participação crescente da Alstom na produção da energia no mercado russo”. O responsável referiu ainda que o investimento na indústria russa e a transferência da sua tecnologia de ponta confirma o “forte compromisso” do grupo francês com o “desenvolvimento da indústria da energia do país”.