MAB e Sonae Sierra criam joint-venture para desenvolver projecto de 120 ME
Com uma Área Bruta Locável de 28.000 m2, o novo centro “vai reunir uma oferta comercial de alta qualidade com lojas de reconhecidas marcas nacionais e internacionais”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A MAB Development e a Sonae Sierra acabam de estabelecer uma joint-venture para o desenvolvimento do projecto de um centro comercial “inovador” em Solingen, na Alemanha, tendo para isso adquirido o antigo edifício Karstadt à HLG/Movesta. A construção do projecto arrancará no Verão de 2011.
De acordo com informação avançada pela Sonae Sierra, “para este propósito foi constituída a empresa Solingen Shopping Center GmbH, na qual cada um dos parceiros detém 50%. Este projecto representa um investimento aproximado de 120 milhões de euros”.
O novo centro comercial, actualmente conhecido como projecto Hofgarten, está localizado no coração da cidade, na antiga zona de Karstadt, “onde está planeada a construção de um centro comercial de três pisos num terreno de 13.000 m2. A parte subterrânea da construção existente será alargada para além da área do edifício principal estendendo-se até à zona da estação de autocarros que se situa em frente ao futuro centro comercial. A abertura está prevista para o final de 2013/início de 2014”.
Com uma Área Bruta Locável de 28.000 m2, o novo centro “vai reunir uma oferta comercial de alta qualidade com lojas de reconhecidas marcas nacionais e internacionais”, garante a mesma fonte. O cinjunto comercial contemplará, ainda, amplas áreas destinadas à restauração e serviços.
Os visitantes terão ao seu dispor um parque de estacionamento subterrâneo com mais de 600 lugares, acesso a uma central de autocarros e a uma zona pedonal.
Segundo a Sonae Sierra, “este centro comercial vai contribuir significativamente para a revitalização do centro da cidade e, portanto, para o aumento da atractividade e retenção do poder de compra nesta parte da cidade. O novo espaço comercial irá servir uma área com grande densidade populacional de aproximadamente 270.000 habitantes provenientes das cidades de Wuppertal, Dusseldorf e Colónia”.
Para Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “A cidade de Solingen representa uma grande oportunidade para o renascimento de um moderno e sustentável destino de compras e de lazer que permitirá a revitalização de uma parte considerável da baixa da cidade. Em conjunto com o nosso parceiro, procuramos avançar para as mais inovadoras soluções de comércio e lazer tendo em consideração as necessidades ambientais e sociais dos habitantes de Solingen. Este projecto irá representar outro importante passo em frente no nosso compromisso de desenvolvermos produtos de alta qualidade para o mercado alemão.”
“Estamos satisfeitos em desenvolver com o projecto de Solingen mais um empreendimento para o mercado alemão, que consideramos importante”, afirma Jan G.F. Eijkemans, Director de Negócios Internacionais do Grupo MAB Development. “A nossa ambição é utilizar o potencial desta localização urbana e criar um espaço onde as pessoas gostem de estar”, acrescenta. Para além da Alemanha, a MAB está a concentrar-se no desenvolvimento de imóveis comerciais no mercado holandês de origem e em França.