EDP adquire barragem no Brasil
A EDP vai investir entre 556,6 e 616 milhões de euros na aquisição da ECE Participações, que detém a maioria dos direitos de exploração da central hidroeléctrica Santo Antônio do Jari

Pedro Cristino
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A EDP vai investir entre 556,6 e 616 milhões de euros na aquisição da ECE Participações, que detém a maioria dos direitos de exploração da central hidroeléctrica Santo Antônio do Jari.
No comunicado enviado à CMVM, a empresa liderada por António Mexia explica que esta operação foi feita através da sua participada Ipueiras Energia, e que a ECE detém 90% do consórcio Amapá Energia.
Os restantes 10% do capital do consórcio são detidos pela Jari Energética, a detentora original da concessão que, segundo o comunicado da EDP, tem o direito de venda conjunta de venda da sua participação à Ipueiras Energia, pelo mesmo preço e nas mesmas condições de pagamento, terminando o prazo para exercício deste direito a 15 de Julho deste ano.
A capacidade instalada da barragem de Santo Antônio do Jari será de 300 megawatts, segundo o comunicado onde também vem mencionado que está previsto o acréscimo de 73,4 megawatts de capacidade instalada, através do projecto que a empresa portuguesa tem preparado.
O início da construção está previsto para o terceiro trimestre de 2011, sendo o consórcio construtor formado pela CESBE, Alstom e Areva Koblitz, com as quais a ECE já assinou contrato de “EPC turn key”. A entrada em operação está prevista para Janeiro de 2015.