“Cadernos d’Obra” dedica número à extensão da Faculdade de Ciências da Universidade de Columbia

Por a 10 de Maio de 2011

A sessão de lançamento do 3º número da revista “Cadernos d´Obra”, agendada para o próximo dia 19 de Maio, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), vai ser inteiramente dedicada à extensão da Faculdade de Ciências da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, da autoria de Rafael Moneo (Pritzker 1996) e da OVE ARUP.

De acordo com a Faculdade de Engenharia da Faculdade do Porto, na sessão, “o arquitecto Rafael Moneo será o orador principal de uma conferência sobre o desenvolvimento do projecto e obra deste edifício. A apresentação estará a cargo de Eduardo Souto Moura, recentemente galardoado com o prémio Pritzker. Álvaro Siza também distinguido com o Nobel da Arquitectura (1992), já confirmou a sua presença no evento”.

Projectado em 2005 e inaugurado em Dezembro de 2010, o Edifício Noroeste da Faculdade de Ciências da Universidade da Columbia, “é considerado um marco não só no campus e na cidade mas também no meio profissional e académico, nas áreas de arquitectura e engenharia. Trata-se de um projecto inovador, que permitiu a construção de um edifício em altura sobre um enorme vão de um ginásio em funcionamento, encontrando assim uma solução arquitectónica e urbana para o edifício”.

A revista “Cadernos d’Obra” é uma publicação científica internacional sobre construção de edifícios e foi lançada em Janeiro de 2009, pelo grupo GeQualTec da FEUP/DEC. A 1ª edição foi sobre o Edifício Burgo no Porto, da autoria do recente Pritzker, Eduardo Souto Moura e a 2ª sobre a Fundação Iberê Camargo, em Portoalegre, Brasil, de um autor também galardoado com o Pritzker, Álvaro Siza”.

Inserido na Secção de Construções Civis do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia do Porto, o GeQualTec tem vindo a desenvolver já há alguns anos actividades científicas em áreas do conhecimento relacionadas com a construção dos edifícios, nomeadamente no âmbito da Gestão, Qualidade e Tecnologia, e em colaboração com o tecido empresarial nacional e internacional.

 

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *