Qualidade, design e inovação dos produtos portugueses são pontos fortes da Export Home 2011
Um dos objectivos das empresas com a sua presença na feira, é, sublinha a Exponor, a internacionalização
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Ana Rita Sevilha
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A feira Export Home – Mobiliário, Iluminação e Artigos de Casa para Exportação, a acontecer de 23 a 27 de Fevereiro na Exponor, no Porto, “é a feira de eleição das principais empresas portuguesas que, na 23ª edição, lançam novas colecções para o mercado”, revela a Exponor.
Segundo a mesma fonte, “a qualidade dos produtos que caracteriza a indústria de mobiliário portuguesa, o design e a inovação são os pontos fortes da Export Home 2011, reunindo as mais variadas linhas, do clássico ao contemporâneo”.
O mercado profissional – ao qual a Export Home é reservada em exclusivo, “tem oportunidade de conhecer uma selecção de excelência, com os melhores produtos, as novas tendências e as propostas mais inovadoras em mobiliário, estofos, iluminação e artigos para a casa produzidos em Portugal”, assegura a Exponor.
Desta forma, a “excelência nacional” será representada por perto de 180 empresas que já confirmaram presença.
“Estamos a falar de 80% da produção nacional e que vai estar na feira”, refere Amélia Monteiro, directora da EXPORT HOME, acrescentando que estas representativas empresas estão “aptas a agarrar as oportunidades de negócio que poderão advir das principais cadeias internacionais que visitam a feira”.
A Export Home serve desta forma, de “porta de entrada em novos mercados, mas muitos dos compradores internacionais que passam pela feira já trazem na bagagem o conhecimento de alguns dos predicados do mobiliário português, como a qualidade, o preço e o design, pelos quais a produção nacional é conhecida no circuito internacional”.
Nesta edição, o mapa de visitas internacionais conhecerá uma nova configuração, incrementado nesta edição pelo Japão, Mónaco, Uruguai e a Estónia. Estes países passarão a figurar na lista de novos mercados, juntando-se aos mais de 30 já angariados pelo Exponor International Buyers – um serviço que tem potenciado a presença estrangeira na feira e optimizado o contacto entre as empresas expositoras.
Os países do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo), do Báltico (Estónia e Letónia), dos PALOP (Angola, Cabo Verde e Moçambique), dos Emirados Árabes Unidos (Dubai), da Escandinávia (Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia), dos mercados tradicionais da Europa (Espanha, França, Alemanha e Itália), bem como alguns países do lado de lá do Atlântico (Estados Unidos da América, Brasil e México), constam de um extensa lista de mercados convidados, onde se incluem ainda os “gigantes do oriente” (China e Japão).
“Entre estreias e repetentes, há presenças que se destacam quer pelas marcas das cadeias que representam quer pelo interesse que revelam pela feira”, refere ainda a directora do certame.
Do Reino Unido estarão presentes nove empresas, uma comitiva que ainda poderá sofrer um acréscimo. A “nata” dos importadores turcos estará por cá em Fevereiro e desloca-se à feira com sete importadores. Dos Estados Unidos da América, até ao momento, estão confirmados retalhistas de dois estados: de Nova Iorque e da Califórnia. A Exponor destaca ainda a presença do Dubai e da Índia.
Um dos objectivos das empresas com a sua presença na feira, é, sublinha a Exponor, a internacionalização, tornando-se a Export Home “uma alavanca para outros mercados”. O momento é ainda aproveitado pelas empresas para lançarem as novas colecções e darem a conhece novos produtos ao mercado.