Abu Dhabi e Siemens assinam parceria estratégica para Masdar City
Este acordo estratégico marca um avanço importante nas relações já existentes entre a Masdar e a Siemens
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Siemens vai estabelecer a sua Sede para o Médio Oriente em Masdar City (Abu Dhabi), naquela que será a cidade mais sustentável do mundo.
Este anúncio decorreu durante a European Future Energy Fórum, um evento dedicado ao futuro do mercado da energia na Europa.
Em comunicado de imprensa, a Siemens anuncia que em conjunto com o edifício-sede “vai implementar um Centro de Excelência para Building Technologies e outras valências, incluindo um Centro de Desenvolvimento de Liderança”.
As instalações da Siemens em Masdar City serão assim “uma montra das mais recentes tecnologias de eficiência energética desenvolvidas pela empresa e, quando concluídas, local de trabalho para perto de dois mil especialistas”.
O Centro de Excelência de Masdar City iniciará a sua actividade ainda em 2010, assegura a Siemens.
“A vertente de investigação e de desenvolvimento desta parceria com o Instituto Masdar representa o maior investimento global da Siemens numa parceria com uma organização de ciência e tecnologia”, explica a mesma fonte, sublinhando que o mesmo “inclui um programa de I&D de longo prazo para redes eléctricas inteligentes, edifícios inteligentes, e captura e armazenagem de carbono, tendo expressão em subsídios, bolsas de estudo e programas educacionais para o avanço da economia do conhecimento nos Emirados Árabes Unidos”.
Ao abrigo deste acordo a Siemens “vai fornecer tecnologias de automação integrada para edifícios, e desenvolver um conjunto de aplicações de rede eléctrica inteligente de Masdar City, para optimizar o consumo de energia da cidade”.
Estas infra-estruturas de I&D terão a tarefa de “recolher dados de utilizadores e respostas dos consumidores para adequar o design dos produtos e a automação, ajudando ao mesmo tempo que Masdar City alcance as suas metas de eficiência energética”.
Na primeira fase de construção de Masdar City, a Siemens “vai implementar uma rede eléctrica inovadora, com tecnologias de construção avançadas. Esta rede terá uma solução eléctrica energeticamente eficiente e vai funcionar como uma plataforma de Investigação & Desenvolvimento”.
Esta parceria inclui também a colaboração para captura e armazenagem de carbono (CCS), que vai envolver investigação e desenvolvimento em cooperação com o Instituto Masdar.
A Siemens anuncia ainda que vai trabalhar com a Masdar e com o Instituto Masdar ainda no sentido de “optimizar aspectos técnicos e económicos da captura e da armazenagem ecológica de carbono (CCS) de pós-combustão. “As tecnologias CCS capturam dióxido de carbono (CO2) de fontes como centrais eléctricas de combustível fóssil e previnem a libertação de emissões para a atmosfera, aproveitando o CO2 na recuperação melhorada de petróleo ou armazenando o CO2 de forma permanente em estruturas geológicas como jazigos de petróleo ou aquíferos salinos profundos”, explica.
Este projecto vai igualmente envolver outras importantes unidades empresariais, tais como um Centro de Excelência para Edifícios Inteligentes e um Centro de Desenvolvimento de Liderança e de Conferências, para uso tanto por clientes como pela empresa.
“Este acordo estratégico marca um avanço importante nas relações já existentes entre a Masdar e a Siemens, sendo a empresa alemã um dos maiores investidores nos Fundos de Tecnologia Limpa I e II da Masdar. As tecnologias de eficiência energética e de conservação de recursos fazem parte do portfólio ambiental da Siemens e proporcionaram à empresa receitas no total de 23 mil milhões de euros no ano fiscal de 2009. Isto equivale a cerca de um quarto da receita total da empresa e torna a Siemens a fornecedora líder mundial de infra-estruturas de tecnologia amiga do ambiente”.