Autodesk anuncia disponibilidade do AutoCAD WS
“A Autodesk possui uma longa história no que se refere a tornar os projectos mais acessíveis, e o AutoCAD WS é o mais recente exemplo”
Ana Rita Sevilha
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A . Autodesk anunciou a disponibilidade do AutoCAD WS, “uma nova aplicação web gratuita que utiliza a tecnologia cloud computing, por forma a permitir aos utilizadores de AutoCAD visualizar, editar e partilhar os seus projectos AutoCAD, bem como ficheiros DWG, através de nevegadores web e dispositivos móveis. A aplicação móvel AutoCAD WS para iOS encontra-se também disponível gratuitamente na App Store para iPad, iPhone e iPod touch”, revela a empresa.
“Através do acesso aos projectos AutoCAD a qualquer hora e em qualquer lugar, o AutoCAD WS web e a app iOS simplificam, em grande medida, a forma como projectistas e engenheiros trabalham no campo, bem como com as diversas partes interessadas”, refere Amar Hanspal, vice presidente sénior da Autodesk Platform Solutions and Emerging Business.
“A Autodesk possui uma longa história no que se refere a tornar os projectos mais acessíveis, e o AutoCAD WS é o mais recente exemplo de como a Autodesk está a utilizar o cloud computing e as plataformas móveis, de forma a expandir o projecto para fora do ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que acelera as suas melhorias”, acrescenta.
A aplicação Web do AutoCAD WS esteve previamente disponível como “Project Butterfly,” uma antevisão da tecnologia, no Autodesk Labs, “tendo sido utilizado por mais de 75 000 pessoas que viram, editaram e partilharam projectos AutoCAD através dos seus navegadores web”, garante a Autodesk.
Com o lançamento comercial do AutoCAD WS, os utilizadores podem fazer o upload e gerir projectos no seu espaço de trabalho online, directamente a partir do seu ambiente de trabalho AutoCAD, através de um novo plug-in gratuito*, agora disponível para download, ou como parte do Subscription Advantage Pack para o AutoCAD 2011. O plug-in é compatível com as versões em inglês de 2011 do AutoCAD, AutoCAD LT e outros produtos AutoCAD. Esta capacidade irá também ser integrada brevemente no AutoCAD para Mac.
Em comunicado de imprensa a Autodesk revela que “o AutoCAD WS permite aos utilizadores AutoCAD conduzir revisões virtuais de projecto com os interessados em todo o mundo, ajudando a evitar questões de controlo de versão e precisão associadas ao facto de equipas de projecto partilharem ficheiros via email ou dependerem de documentos em papel no campo. Utilizando um serviço integrado a partir do Google Maps, o AutoCAD WS também ajuda os utilizadores a fazerem uma melhor demonstração dos seus projectos nos respectivos ambientes, sobrepondo mapas em desenhos CAD”.
“O AutoCAD WS tornou-se numa ferramenta essencial no nosso fluxo de trabalho, uma vez que estamos aptos a partilhar desenhos em tempo real e a trabalhar a partir da mesma informação, independentemente de onde estamos localizados,” refere Luis Guillermo Natera Orozco, Director, Colectivo Triciclo. “O AutoCAD WS tem o potencial de alterar e melhorar drasticamente a forma como trabalhamos.”