Corticeira Amorim lança solução inovadora para construção sustentável
“Concebido a partir de aglomerados de cortiça e de outros materiais naturais, o Wallinblock permite, pelo recurso a uma tecnologia estrutural inovadora – OpenCell da Ply Engenharia – construir uma parede sem pilares de betão”
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
A Corticeira Amorim está a lançar no mercado “uma solução sustentável e inovadora, direccionada para a construção sustentável”.
O Wallinblock resulta, segundo o comunicado da empresa, de uma parceria firmada entre a Amorim Cork Composites, da unidade de negócios de Aglomerados Compósitos do grupo, a Ecochoice, a Dreamdomus e o ITeCons.
“Concebido a partir de aglomerados de cortiça e de outros materiais naturais, o Wallinblock permite, pelo recurso a uma tecnologia estrutural inovadora – OpenCell da Ply Engenharia – construir uma parede sem pilares de betão, o que se repercute num ganho significativo em termos de tempo de construção, comparativamente com o processo tradicional”, refere o mesmo documento.
Esta solução assenta “numa compartimentação vertical modular para paredes exteriores e interiores, de fácil e flexível instalação, técnica e comercialmente competitiva” e a sua aplicação poderá “simplificar também os trabalhos de desmontagem de paredes para posteriores intervenções de expansão”.
Tratam-se de diversos módulos de parede, ligados entre si, que “desempenham a função de elementos estruturais contínuos do edifício (pilares e contraventamentos)”, o que possibilita o desenvolvimento de uma parede interior ou exterior, sem necessidade de recurso a pilares de betão.
A constituição do Wallinblock, que contém aglomerados de cortiça, dota esta solução de “um excelente desempenho aos níveis térmico, acústico e de resistência ao fogo, sendo, em simultâneo, energeticamente eficiente”.