Siemens desenvolve sistema inovador de automação de edifícios
O sistema em causa regula os controlos de temperatura de acordo com as condições climatéricas prevalecentes
Pedro Cristino
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Os investigadores da Siemens desenvolveram um sistema de automação para instalações que regula a temperatura de acordo com as condições climatéricas do exterior e as previsões meteorológicas.
A nota de imprensa da multinacional alemã, esta tecnologia permite alcançar, desta forma, “poupanças de energia consideráveis”. Actualmente, o sistema encontra-se em testes no chalé Monte Rosa, recentemente inaugurado na Suíça, “começando já a tornar-se evidente que este sistema permitirá reduzir os custos de energia do chalé para um terço”.
O funcionamento dos sistemas de aquecimento e ventilação provocam uma “grande perda de energia”, especialmente “quando os edifícios são aquecidos em demasia e, portanto, arejados com maior frequência”. A fim de evitar esta situação, a divisão Building Technologies, da Siemens, desenvolveu um sistema de automação de instalações que assegura que “a temperatura é sempre sinónimo de conforto”.
O sistema em causa regula os controlos de temperatura de acordo com as condições climatéricas prevalecentes. A aproximação de uma frente fria leva o sistema a aumentar o calor, enquanto que, aquando de um aumento de temperatura no exterior, o calor é reduzido.
Os responsáveis da Siemens referem, no comunicado, que o sistema funciona “sem falhas” no chalé que, situado a uma altitude de 2883 metros, gera a sua própria electricidade e é abastecido com água proveniente da área circundante. O sistema de automação “garante que tudo isto é feito de forma muito eficiente”.
A electricidade é gerada por uma unidade de energia solar. Quando o fornecimento não é suficiente para a procura, o sistema liga uma unidade combinada de calor e energia que funciona com gás natural liquefeito. Por outro lado, esta tecnologia da Siemens tem capacidade para ligar ou desligar vários processos, como o aquecimento e tratamento de águas residuais, dependendo das condições meteorológicas.