Cecil Balmond presente no seminário Open Source 2010
Este engenheiro, também “designer, artista, matemático, pensador e escritor”, estará presente num seminário organizado pela Circo de Ideias
Lusa
Turismo nacional deverá manter tendência de crescimento em 2025
Matilde Mendes assume a direcção de Desenvolvimento da MAP Real Estate
Signify mantém-se pelo oitavo ano consecutivo no Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones
Porta da Frente Christie’s adquire participação na mediadora Piquet Realty Portugal
Obras da nova residência de estudantes da Univ. de Aveiro arrancam segunda-feira
Worx: Optimismo para 2025
SE celebra a inovação centenária dos TeSys e dos disjuntores miniatura
União Internacional dos Arquitectos lança concurso de ideias destinado a jovens arquitectos
Filipa Vozone e Luís Alves reforçam área BPC & Architecture da Savills
Coldwell Banker Portugal reconhecida com Quality Award da Consumer Choice
O engenheiro Cecil Balmond, que já trabalhou com arquitectos portugueses como Siza Vieira e Souto Moura, é a figura central do seminário internacional Open Source 2010, que decorre sábado na Casa da Música, Porto.
Este engenheiro, também “designer, artista, matemático, pensador e escritor”, estará presente num seminário organizado pela Circo de Ideias – Associação Cultural.
Gonçalo Azevedo, da Circo de Ideias, afirmou hoje à Lusa que o encontro pretende “reflectir sobre as fronteiras da criação contemporânea através de contribuições oriundas da arquitectura, da engenharia, das artes e da matemática”.
“Cecil Balmond inspira este evento”, disse o responsável, acrescentando que ele consegue “tornar possível o sonho dos arquitectos”, permitindo a construção de “estruturas complexas”.
Segundo referiu, os arquitectos podem fugir às camisas de força e às opções óbvias, acreditando que é possível concretizar um projecto que existia apenas em sonho.
Cecil Balmond participou em projectos arquitectónicos considerados emblemáticos, como a própria Casa da Música, no Porto, projectada pelo holandês Rem Koolhaas, onde marcará presença sábado.
O engenheiro esteve também envolvido no Pavilhão de Portugal da Expo’98, projectado por Siza Vieira, designadamente na elaboração da sua pala.
É também responsável, ao lado do engenheiro Adão da Fonseca, pela ponte Pedro e Inês, em Coimbra.
O evento Open Source 2010 prevê a realização do seminário internacional no sábado à tarde, na Casa da Música, onde participarão ainda, como oradores, Hans-Ulrich Obrist, Tomás Saraceno, Sanford Kwinter, António Adão da Fonseca, Ron Eglash, Rubedo e Overworld.
O evento inclui ainda uma exposição de “diagramas, esquissos, desenhos e maquetas” do próprio Cecil Balmond.
Esta mostra “inédita”, que estará patente até ao dia 30 de Julho na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, reúne “peças originais e selecionadas pelo próprio Cecil”, acrescentou Gonçalo Azevedo.
A Circo de Ideias, associação sem fins lucrativos, foi fundada em 2008 por um grupo de cinco arquitectos e visa explorar a “intercepção” das diferentes valências e áreas que envolvem a arquitectura.
“A arquitectura não é uma disciplina isolada”, salientou Gonçalo Azevedo, acrescentando que são esperadas mil pessoas neste seminário internacional que irá decorrer na Casa da Música.