Vicaima lança porta corta-fogo com isolamento acústico até 41dB
A Vicaima faz ainda referência à variada oferta de design e revestimentos do Portaro EI30 AC41dB

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A Vicaima deu a conhecer uma nova aposta, o Portaro EI30 AC 41dB, uma “porta corta-fogo 30 minutos com isolamento acústico até 41dB”
Em comunicado de imprensa a empresa revela que “esta nova solução reforça a gama de produtos técnicos multifunção, aptos a instalar, cuja porta, aro e acessórios integram uma peça única e especialmente dirigida para hotéis premium, escritórios e lares. Este produto está certificado segundo a Norma BS pela Chiltern International Fire e segundo a Norma BS EN ISO, garantindo assim a redução acústica até 41dB”.
De acordo com a Vicaima, as portas EI 30 AC41dB “são cortafogo (EI), garantem estabilidade ao fogo, estanqueidade às chamas e gases inflamáveis (E), bem como, isolamento térmico do produto (I)”.
No que diz respeito ao seu processo de fabrico, as mesmas são “produzidas em madeira e derivados, obedecem a regras rígidas de controlo de qualidade estando sujeito a inspecções, ensaios e auditorias externas no âmbito das certificações Q´Mark e Certifire, efectuadas respectivamente pela Trada e Bodycote”.
Para além disso, a Vicaima faz ainda referência à variada oferta de design e revestimentos do Portaro EI30 AC41dB que possibilita à empresa “enriquecer a sua oferta e assegurar soluções especificamente desenvolvidas de acordo com o conceito criativo e de inspiração dos projectos que abraça, num serviço vincadamente tailor made”.
Actualmente, conclui a Vicaima, “o corta-fogo representa cerca de 35% da produção de portas e a sua aplicação incide sobretudo nos segmentos habitacional e hoteleiro. Em Portugal, o seu portfólio conta com vários projectos hoteleiros de referência como, Hotel Tivoli Victória, Altis Avenida Hotel, Hotel Vila Galé Coimbra, Herdade da Cortesia Hotel, entre outros”.