Nova loja IKEA abre com projecto da CPU Retail Architects
O projecto representou um investimento total de 70 milhões de euros

Ana Rita Sevilha
Casa da Arquitectura atribui 10 bolsas de doutoramento para estudo de acervos da instituição
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
A nova loja IKEA de Loures, a maior loja da marca na Península Ibérica, foi inaugurada e conta com o projecto de arquitectura assinado pelo gabinete CPU Retail Architects.
De acordo com um comunicado de imprensa enviado ao Construir pelo gabinete, a “CPU esteve envolvida em todas as fases do projecto, desde os primeiros estudos urbanísticos e projectos de arquitectura e no acompanhamento da obra até à fase final de construção”.
Com uma Área Bruta de Construção Comercial de 36.500m², a que acrescem 68.000m2 de área de estacionamento para 2.300 lugares, o projecto prevê ainda 1.500m2 de área de escritórios, destinada à nova sede da IKEA Portugal.
O projecto representou um investimento total de 70 milhões de euros, que incluiu também a beneficiação de toda a envolvente do terreno, através da construção de um Parque Urbano e da reformulação de toda a rede viária
Depois do Centro Comercial MarShopping e da loja IKEA nele integrada, a CPU Retail Architects foi encarregue pela marca sueca para desenvolver este projecto em Portugal.
De acordo com Adriano Callé Lucas, presidente do Grupo CPU, o projecto é o “exemplo da nossa abordagem interdisciplinar, que permite fornecer aos clientes um acompanhamento técnico sistemático, continuado e articulado, desde o início dos processos e ao longo das diversas fases”.
De acordo com o “Construction Manager”, da IKEA, Rui Faria, “a colaboração da CPU em mais este projecto para a IKEA foi fundamental para atingirmos os nossos objectivos, ambiciosos em termos de qualidade e de calendarização, destacando a sua aproximação multidisciplinar, o rigor e qualidade, e a sua capacidade de resposta”.