EDP com DIA favorável para avançar com barragem de Fridão
Este projecto implica um investimento de 260 milhões de euros, estando previsto o início da construção para 2011 e a entrada em funcionamento ao longo de 2016

Pedro Cristino
Exponor recebe Empack e Logistics & Automation Porto a 9 e 10 de Abril
Pipeline de novos escritórios na grande Lisboa mais que triplica para 330.000 m2
JLL reforça aposta na área de Patrimónios Privados
A arquitectura nacional em destaque em Osaka
PERFISA: Inovação e Sustentabilidade na Tektónica
Porto Business School debate sinergia energética África – Europa
Grupo Preceram na Tektónica | 10 a 12 de abril 2025
Grupo Norfin anuncia construção de hotel da marca JW Marriott
CBRE representa 42% das colocações de flex offices no mercado em 2024
Geberit lança placas de descarga ultrafinas
A EDP recebeu autorização para avançar com a barragem de Fridão, localizada no rio Tâmega. A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada foi emitida a 30 de Abril, no mesmo dia em que o grupo obteve a aprovação para a barragem do Alvito.
Este projecto implica um investimento de 260 milhões de euros, estando previsto o início da construção para 2011 e a entrada em funcionamento ao longo de 2016.
Segundo o comunicado da EDP, o Ministério do Ambiente aprovou a construção à cota de 160 metros, “a mais baixa das duas soluções apresentadas em sede de Estudo de Impacte Ambiental. “A EDP vai agora dar seguimento ao projecto, em conformidade com as condições impostas pela DIA”, pode ler-se no mesmo documento.
Estas condições implicam a “trasladação da Capela do Senhor da Ponte e da Ponte Medieval de Vilar de Viando, um vasto Programa de Compensação Ambiental” e também a “elaboração de um projecto de Agência de Desenvolvimento Regional, em colaboração com a CCDER-N e municípios abrangidos”.
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Fridão terá uma capacidade instalada de 238 megawatts, conseguindo gerar 295 gigawatts de electricidade “limpa e renovável”. Segundo o comunicado, “este volume de produção evitará a emissão de cerca de 100 mil toneladas de CO2”.