EDP com DIA favorável para avançar com barragem de Fridão
Este projecto implica um investimento de 260 milhões de euros, estando previsto o início da construção para 2011 e a entrada em funcionamento ao longo de 2016
Pedro Cristino
Jamor: Aires Mateus assina projecto de renovação do Estádio Nacional
Engenheiros: Fernando de Almeida Santos recandidato a bastonário em lista única
As implicações da nova directiva EPBD em debate no Tagus Park
AEP: BOW arranca 2025 com presença na Alemanha
Portugal no centro do design global na Maison&Objet 2025
Dstgroup lança LYRICAL Design Windows
Stoneshield Investments reforça em Lisboa
Portal Poupa Energia com mais de 1,6M de visitas
Aquisição da Hempel Industrial reforça presença europeia da CIN
AMP: Porto, Gaia e Matosinhos são os concelhos mais procurados por estrangeiros
A EDP recebeu autorização para avançar com a barragem de Fridão, localizada no rio Tâmega. A Declaração de Impacte Ambiental (DIA) favorável condicionada foi emitida a 30 de Abril, no mesmo dia em que o grupo obteve a aprovação para a barragem do Alvito.
Este projecto implica um investimento de 260 milhões de euros, estando previsto o início da construção para 2011 e a entrada em funcionamento ao longo de 2016.
Segundo o comunicado da EDP, o Ministério do Ambiente aprovou a construção à cota de 160 metros, “a mais baixa das duas soluções apresentadas em sede de Estudo de Impacte Ambiental. “A EDP vai agora dar seguimento ao projecto, em conformidade com as condições impostas pela DIA”, pode ler-se no mesmo documento.
Estas condições implicam a “trasladação da Capela do Senhor da Ponte e da Ponte Medieval de Vilar de Viando, um vasto Programa de Compensação Ambiental” e também a “elaboração de um projecto de Agência de Desenvolvimento Regional, em colaboração com a CCDER-N e municípios abrangidos”.
O Aproveitamento Hidroeléctrico de Fridão terá uma capacidade instalada de 238 megawatts, conseguindo gerar 295 gigawatts de electricidade “limpa e renovável”. Segundo o comunicado, “este volume de produção evitará a emissão de cerca de 100 mil toneladas de CO2”.