Mesa-redonda discute regeneração urbana de Marvila

Por a 5 de Abril de 2010

“O Impacte das Novas Infra-estruturas – Marvila Regeneração Urbana” é o tema de uma mesa-redonda que tem lugar no dia 15 de Abril, pelas 17:30 na biblioteca do ISCTE – IUL.

A mesa-redonda será moderada por Paulo Tormenta Pinto (ISCTE-IUL), e conta com a presença de Gonçalo Byrne (ISCT-IUL) e Pedro Botelho (ISCTE-IUL) e do Dr. Jorge Máximo (Junta de Freguesia de Marvila). “O objectivo é debater a regeneração urbana no núcleo antigo de Marvila”, pode ler-se numa notícia publicada no portal da OASRS.

“O objectivo de debater a regeneração urbana no núcleo antigo de Marvila surgiu na sequência de um conjunto de quatro trabalhos de projecto desenvolvidos pelos alunos finalistas do Mestrado Integrado em Arquitectura do ISCTE-IUL que estiveram eexpostos na biblioteca do ISCTE-IUL e que correspondem a programas de biblioteca municipal, escola de ofícios e habitação”, avança a mesma fonte.

Como ponto de partida para a elaboração dos projectos, foi considerada uma área de intervenção “abrangente”, na proximidade com o local onde se preconiza a inserção da nova ponte sobre o Tejo e onde emerge uma estrutura da vias fundamentais.

“A nova travessia do Tejo e a introdução do comboio de alta velocidade, vêm introduzir neste troço de cidade uma complexidade acrescida. Para além do impacte urbano da infra-estrutura, viária e rodoviária, deverão ser considerandos os nós de ligação às estruturas existentes, e a mutação que virá a existir neste local”, sublinha a mesma notícia.

Segundo a mesma fonte, os “projectos desenvolvidos tiveram como objectivo relacionar, num diálogo sistemático, a macro-escala da análise estratégica do território, com a micro-escala da intervenção cirúrgica da arquitectura, procurando, acima de tudo compreender a capacidade do tecido urbano existe para um processo de regeneração urbana”.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *