Mercado imobiliário brasileiro, uma atracção para os europeus
Os grandes complexos turísticos, utilizados principalmente por europeus, como investimento de capital ou estância de férias,tendem a aumentar, pois estima-se que nos próximos oito anos serão comercializadas 80 mil casas para estrangeiros, um negócio que movimentará 6108 milhões de euros.
Rita Mendes Ribeiro
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De acordo com a agência Lusa, o mercado imobiliário brasileiro, só em projectos turísticos, concentra investimentos de 2800 milhões de euros, sendo que, a maior parte é fruto de capitais portugueses e espanhóis, tendência que irá seguir-se nos próximos anos, com os 835 milhões de euros que empresas de capital português e os 497 milhões de euros que empresas espanholas esperam investir em novos projectos.
Os grandes complexos turísticos, utilizados principalmente por europeus, como investimento de capital ou estância de férias, nas diferentes localidades do Nordeste brasileiro, segundo as expectativas da "Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste Brasileiro", tendem a aumentar, pois estima-se que nos próximos oito anos serão comercializadas 80 mil casas para estrangeiros, um negócio que movimentará 6108 milhões de euros.
Apontadas como razões para este fenómeno, entre outras, estão as afinidades linguísticas, a melhoria da segurança, o bom clima, as facilidades de compra e os preços por metro quadrado muito mais baixos que na Europa, motivos pelos quais pequenos, médios e grandes investidores já estenderam o seu interesse às cidades de são Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.
Segundo dados do Ministério do Turismo brasileiro, 1500 milhões de euros foram investidos na construção de 150 empreendimentos hoteleiros, que devem começar a funcionar em 2009.