Nova biblioteca de Viana do Castelo, de Siza Vieira, abre dia 19

Por a 3 de Janeiro de 2008

A nova biblioteca Municipal de Viana do Castelo, um projecto de Álvaro Siza Vieira que significou um investimento de 4,55 milhões de euros, abre a 19 de Janeiro e vai funcionar em horário alargado, anunciou ontem fonte camarária à Agência Lusa.A fonte disse à agência que, numa fase inicial, a Biblioteca funcionará até às 22:00, um horário que poderá ser alargado até à meia-noite, caso a procura assim o justifique. Iniciada em Janeiro de 2004 e concluída exteriormente em finais de 2006, a estrutura tem uma área total de 3.130 metros quadrados, divididos por dois pisos.

Na nova Biblioteca, o piso superior acolhe os três espaços de leitura, designadamente a Sala Luís de Camões, voltada ao rio Lima, que está apetrechada com uma mesa oval em bétula com 32,5 metros de perímetro e executada pelo marceneiro José Simões, sob o projecto do arquitecto Siza Vieira. As outras duas salas foram baptizadas com os nomes de José Saramago e de Fernando Pessoa.

No piso inferior, ficarão instalados serviços técnicos, gabinetes de trabalho e de consulta de especialidade, áreas de depósito e de atendimento. O edifício foi construído em betão branco, que recobre uma complexa estrutura em ferro, sendo a base em granito. "As salas são inundadas de luz natural, graças às grandes janelas panorâmicas sobre o rio Lima e sobre o centro histórico e aos originais lanternins (clarabóias).

No período nocturno, as salas de leitura serão iluminadas por candeeiros anexados às estantes de livros, especialmente desenhadas para o efeito", explicou a fonte. O edifício custou cerca de quatro milhões de euros, valor a que se junta o custo do mobiliário, que orça em cerca de 550 mil euros.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *