Museu do Design sem localização

Por a 17 de Dezembro de 2007

O Museu do Design e da Moda (MUDE) estava destinado a localizar-se no Palácio Verride, conhecido como Pálácio de Santa Catarina, em Lisboa, mas o executivo de António Costa recuou e a instituição procura agora um novo espaço.O gabinete da nova vereadora da Cultura, Rosália Vargas, não avança detalhes sobre a decisão. Citado pelo Público, o assessor da vereadora, Duarte Moral, confirmou o fim da solução de Santa Catarina, afirmando que " a nova localização do museu deverá ser anunciada em breve".

Com inauguração prevista para os finais de 2008, já estava previsto, segundo o projecto – que rondaria os 4,2 milhões de euros – do arquitecto Alberto Caetano e do empresário Manuel Reis que a exposição apresentaria os principais nomes e movimentos do design do século XX e teria um centro de documentação, auditório e cafetaria panorâmica. O espaço requalificado deveria expandir-se para a via pública, ocupando uma parte do largo com vista para o Tejo onde desemboca a Rua do Marechal Saldanha, o principal acesso a Santa Catarina.

O Palácio Varride foi apontado desde o início, por especialistas, como uma escolha arriscada devido ao mau estado de conservação, dificuldade de climatização e fragmentação de áreas – o MUDE teria 1800 metros quadrados em oito andares.
O museu esperava receber 40 mil visitantes por ano, número de entradas que a Colecção Capelo fazia no CCB, onde esteve entre 1999 e Abril de 2006.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *