Subida das taxa de juro força a quebra do preço dos imóveis, diz estudo da CBRE

Por a 25 de Outubro de 2007

Os sucessivos aumentos das taxas de juro e o fraco desempenho da economia nos últimos anos têm vido a forçar os proprietários a descer os preços das suas casas. No 1º semestre de 2007 as cidades de Lisboa e Porto apresentaram tendências semelhantes no que diz respeito aos valores pedidos na habitação, registando quedas de cerca de 2,5% face ao ano anterior.Estas são algumas das conclusões do primeiro Relatório de Mercado Residencial promovido pela consultora CB Richard Ellis, um documento apresentado esta quarta-feira no Salão Imobiliário de Lisboa.

Segundo aquele documento, Já a redução na procura de habitação, a par do excesso de habitação nova a que se assistiu em Portugal no início da década, resultaram numa moderação da construção residencial, explicando o abrandamento nos licenciamentos concedidos.

O relatório reforça ainda a ideia de que no domínio da reabilitação, e face ao excesso de oferta nas zonas periféricas de Lisboa e Porto, a reabilitação de imóveis nos centros destas cidades tem tido cada vez mais procura por parte de fundos de investimento imobiliários e outros promotores, dos quais se destacam os grupos espanhóis.

Quanto ao sector do turismo residencial, tem-se verificado também uma forte dinâmica e crescimento, encontrando-se actualmente em fase de desenvolvimento mais de 90 projectos turístico-imobiliários em todo o país.

PUB

Deixe aqui o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *