Cushman & Wakefield distinguida como “Great Place to Workâ€Â
No ranking das 25 melhores empresas para se trabalhar em Portugal, o Great Places to Work Institute distinguiu cinco nomes ligados do sector da construção, tendo o primeiro lugar sido atribuÃÂdo àconsultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W), que está presente no mercado português há mais de 15 anos. Os pontos positivos destacados para a… Continue reading Cushman & Wakefield distinguida como “Great Place to Workâ€Â
Joana Justo
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No ranking das 25 melhores empresas para se trabalhar em Portugal, o Great Places to Work Institute distinguiu cinco nomes ligados do sector da construção, tendo o primeiro lugar sido atribuÃÂdo àconsultora imobiliária Cushman & Wakefield (C&W), que está presente no mercado português há mais de 15 anos.
Os pontos positivos destacados para a atribuição do primeiro prémio àconsultora foram os equipamentos, os recursos disponibilizados aos trabalhadores, a ausência de descriminação e a comemoração de datas especiais.
A C&W arrecadou o primeiro lugar porque foi a empresa que apresentou “as notas mais elevadas (atribuÃÂdas pelos funcionários) e as práticas mais inovadorasâ€Â, explicou ao Construir Sandrine Lage CEO (Chief Executive Officer) da Great Places to Work.
Um dos factores que levou a C&W a participar neste estudo foi o facto de se realizar “uma sondagem de opinião a todos os colaboradores por uma entidade isenta e independenteâ€Â, explicou Filipa Carmo, responsável de marketing da consultora.
A C&W vai continuar a participar nesta iniciativa pois é “uma boa forma de medir a satisfação dos nossos colaboradores e de melhorar e corrigir os aspectos assinalados pelos funcionáriosâ€Â, afirmou a responsável.
Este primeiro lugar “significa um reconhecimento público do bom ambiente e das condições de trabalho fÃÂsicas e psicológicas que são dadas a todos os colaboradoresâ€Â, concluiu Filipa Carmo.
Outra empresa que actua no mercado imobiliário português, a Amorim Imobiliária foi distinguida com o 19º lugar. Esta empresa que actua essencialmente ao nÃÂvel dos centros comerciais em Portugal e em outros paÃÂses da Europa, foi distinguida com pontos positivos ao nÃÂvel da ética, honestidade, competência, a ausência de descriminação e orgulho na actividade.
Rui Alegre, administrador da Amorim imobiliária afirmou ao Construir que esta distinção representa “aquilo que somos, uma grande empresa em Portugal com valores, que está ao nÃÂvel de qualquer empresa mundialâ€Â.
Quando questionado sobre as áreas em que pensam melhorar, Rui Alegre afirma que “tentam sempre melhorar em todas, e temos sempre de fazer mais com menosâ€Â.
Sandrine Lage, disse ao Construir que o elemento que teve mais peso na decisão final do ranking, foi a opinião dos funcionários. Os trabalhadores das empresas que estavam inscritas tiveram de responder a um inquérito e a uma pergunta de opinião, e “é a opinião dos funcionários que mais conta na decisão finalâ€Â.
A responsável afirmou que este estudo pretende ser um diagnóstico das empresas, que posteriormente é-lhes disponibilizado. “A nossa missão é que as empresas tomem consciência de que podem melhorar os ambientes de trabalhoâ€Â, afirmou Sandrine Lage.
Do estudo podem retirar-se algumas conclusões, e segundo a responsável da Great Places to Work, onde as empresas podem melhorar é na credibilidade, quer internamente, quer externamente, quer na gestão.
Dos questionários apurados, o ponto em que mais funcionários concordam, concerne a desigualdade nos salários das empresas, este ponto foi o que teve menor nota por parte dos trabalhadores.
Construção e Engenharia
No sector da construção, a Martifer foi a grande vencedora, não só por atingir o nono posto no ranking (algo que já havia alcançado no ano anterior), mas também por ter sido galardoada com o prémio especial destinado àempresa que mais empregos gerou no perÃÂodo 2006/2007 – o aumento de funcionários em 12 meses foi na ordem dos 21,2 por cento. Este prémio dever-se-á ao facto da empresa de Oliveira de Frades se encontrar numa fase de crescimento verdadeiramente admirável. O Ministro da Economia, Manuel Pinho, referiu-se àMartifer como “a empresa portuguesa que está a crescer três vezes mais rápido que a Chinaâ€Â. De facto, o crescimento registado de 2005 para 2006 corresponde a 90 por cento, o que faz com que todos os meses entrem cerca de 50 novos trabalhadores no grupo.
Ana Medeiros, directora de Qualidade, Segurança e Ambiente da construtora portuguesa, salientou que “é sempre positivo ter metodologias de avaliação no desempenho da empresaâ€Â, destacando o peso dessa mesma avaliação ser efectuada “por entidades credÃÂveisâ€Â, como o Great Places to Work Institute.
“PolÃÂtica†melhorada
As oportunidades de melhoria na polÃÂtica da Martifer, bem como a oportunidade de monitorizar o grau de satisfação dos seus colaboradores foram também motivos que levaram a firma dos irmãos Carlos e Jorge Martins a participar nesta iniciativa, algo que prevêem continuar a fazer nos anos vindouros.
Os indicadores fornecidos mostram que a maioria dos colaboradores têm orgulho em trabalhar na companhia de Oliveira de Frades e acham que a gestão efectuada pelos administradores é competente, possui ética e honestidade. Como forma de continuar esta evolução, os responsáveis irão agora analisar as categorias cujos valores foram mais baixos.
Quanto àfilosofia da Martifer com os seus colaboradores, Ana Medeiros é sucinta: das várias actuações neste sentido, “a principal é o envolvimento das pessoas nas decisões, o que gostamos de chamar Gestão Participativaâ€Â. Na opinião da responsável, o êxito da empresa e dos seus trabalhadores é indissociável, pois “há empresas de sucesso onde existem recursos humanos de sucessoâ€Â.
Os colaboradores deste grupo têm direito a regalias assinaláveis, como prémios anuais de produtividade e de segurança, prémios por contraÃÂrem matrimónio e pelo nascimento dos seus filhos. É-lhes também assegurado o acesso a serviços de medicina curativa. Como forma de manter um ambiente familiar e amistoso dentro do grupo de trabalho, são organizados eventos como a festa de Natal, a reunião anual de quadros, campeonatos de kart e almoços com a administração.
Segundo Ana Medeiros, o bem-estar dos trabalhadores é uma mais-valia a ter em conta, no sentido de gerar oportunidades de expansão da Martifer para outras áreas.
Classificada na 20.ª posição, a empresa bracarense Domingos da Silva Teixeira (DST) pertence também ao sector da construção. Para José Teixeira, director-geral, o conhecimento dos graus de envolvimento e satisfação dos trabalhadores é um factor necessário para a construtora alcançar cada vez mais competitividade, condição essa que revelar-se-á fulcral no projecto de internacionalização da DST – que já conta com contactos em Angola, Hungria, Argélia e Polónia.
A “sofisticação, bom gosto e procura continuada de conhecimentos transversais†onde é privilegiada a “economia sustentada das várias literacias†foram, na opinião do responsável da empresa, os factores que a levaram ao 20.º lugar no ranking das melhores empresas para trabalhar em Portugal. Para o director-geral, as bases que sustentam a DST são os seus trabalhadores e o contrato social estabelecido entre ambas as partes. “Tratamos todos com justiça e fazemos, não o que é melhor para cada um, mas sim o que é melhor para todosâ€Â, é desta forma que José Teixeira define o princÃÂpio deste acordo, salientando que “a DST cumpre todas as “promessasâ€Â.
Formação privilegiada
Como regalias, é apontado não só o facto de mais de 95 por cento dos integrantes dos quadros receberem acima do salário mÃÂnimo estipulado por lei, como também a disponibilidade da empresa para fornecer formação aos seus colaboradores. “Numa pós-raduação leccionada na Universidade do Minho, de trinta e três inscritos, trinta e um pertenciam aos quadros da DSTâ€Â, declara o administrador da empresa bracarense. Previstas estão as construções de uma creche, de dois campos indoor e de um salão de baile e ginásio. Os serviços de saúde foram alargados e está em vista a compra de uma cadeira de dentista. Contudo, as regalias não se limitam ao salário, formação e saúde, visto que até as tão significativas “pequenas coisas†não são descuradas: os trabalhadores são presenteados com livros e bilhetes para o teatro. De facto, a cultura revela-se de grande importância para a firma, que patrocina a Companhia de Teatro de Braga, bem como a Feira do Livro da cidade e ainda atribui, em parceria com a Imobiliária Teixeira e Filho (ITF) o Grande Prémio de Literatura ITF/DST.
O 21,º posto foi alcançado pela Somague, empresa de engenharia e construção civil, cujo crescimento se deve, em parte, aos seus funcionários. Esta empresa aposta nos seus colaboradores, na medida em que lhes fornece várias condições exclusivas, tais como, seguro de vida e saúde, carro e telemóvel e até aulas de espanhol e inglês, bem como a pós-graduação em Gestão de Empresas, financiada na totalidade pela construtora. Foram também efectuados vários acordos com vista a permitir o acesso dos trabalhadores a vários descontos referentes, por exemplo, a ginásios e creches.