Siza Vieira projecta 20 mil habitações na Argentina

Por a 22 de Dezembro de 2006

Siza_Argentina

Álvaro Siza Vieira é o autor de um projecto promovido pelo Grupo San José que visa a construção de 20 mil habitações perto de Buenos Aires, na Argentina, contemplando um investimento de 530 milhões de euros.

Ao que o Construir conseguiu apurar, as habitações destinam-se à classe média argentina, e de acordo com um comunicado do grupo espanhol, «o objectivo é a construção de casas de qualidade para um segmento que tem poucas ofertas, numa zona de grande acessibilidade a poucos minutos da capital argentina». Segundo o mesmo documento, a proposta desenhada por Siza Vieira, «representa os seus conceitos de intervenção urbana no país e combina uma urbanização aberta e integrada».

Para além do conjunto habitacional, o complexo urbanístico prevê a ampliação de um hipermercado, a criação de uma área de 160 mil metros quadrados de espaços verdes e o planeamento de áreas de serviços, saúde e educação. Álvaro Siza Vieira nasceu em Matosinhos em 1933, recebeu em 1992 o prémio Pritzker, e entre as suas obras mais emblemáticas encontra-se o Museu de Serralves, no Porto, a Faculdade de Arquitectura do Porto, o Museu de Arte Contemporânea da Galiza em Santiago de Compostela, Espanha, a Biblioteca da Universidade de Aveiro, a Doedijnstraat Housing Estate, Holanda e o Pavilhão de Portugal na Expo 98, em Lisboa.

PUB