Engenheiros avaliam ponte sobre o rio Caima

Por a 20 de Dezembro de 2006

A ponte sobre o rio Caima, em Vale Maior, concelho de Albergaria-a-Velha, foi avaliada por uma equipa da Escola Prática de Engenharia de Tancos. A travessia, construída há mais de 150 anos, encontrava-se fechada ao trânsito desde dia 9 de Dezembro devido ao risco de ruína.

PUB

Na ponte com cerca de 50 metros de comprimento, foi encontrada uma deformação no tabuleiro, relacionada com uma lomba acentuada. Foi ainda detectada por especialistas uma fissura a toda a largura do pavimento e sinais de abatimento de um dos pilares.

Os engenheiros militares vão agora apresentar uma solução provisória à câmara de Albergaria-a-Velha, que deverá passar pelo recurso a uma ponte militar.

De acordo com o presidente da câmara de Albergaria-a-Velha, João Agostinho, citado pelo Jornal de Notícias, os militares vão agora estudar a melhor solução, que poderá passar pela «montagem de uma ponte metálica em cima do tabuleiro da ponte velha ou imediatamente ao lado». A câmara aguarda entretanto uma decisão por parte da Estradas de Portugal.

PUB