Aprovado projecto de Manuel Taínha para o Cais do Sodré

Por a 23 de Novembro de 2006

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou o projecto do arquitecto Manuel Taínha para as novas sedes da Agência Europeia de Segurança Marítima (AESM) e do Observatório Europeu da Droga e da Toxicodependência (OEDT) junto ao Cais do Sodré e da Avenida Ribeira das Naus.

O projecto situa-se na área de jurisdição da Administração do Porto de Lisboa (APL) e foi aprovado pela vereadora Gabriela Seara, responsável pela área do Urbanismo.

As instalações das novas sedes da Agência serão compostas por três edificações diferentes, que formam uma praça central voltada para o Tejo. A nascente do conjunto ficará situada a sede, com quatro pisos acima do solo e um abaixo. O corpo destinado à sala de conferências vai servir as duas sedes e constituir a praça central do conjunto.

Quanto à sede do Observatório, vai ter lugar a poente do conjunto no local onde se encontra actualmente o Armazém Portuário. A reabilitação do Edifício do Relógio vai servir para a instalação dos serviços comuns das sedes. Sob a praça será construído ainda um parque de estacionamento comum às duas sedes.

PUB