Faleceu Francesc Mitjens, criador do Camp Nou em Barcelona

Por a 21 de Novembro de 2006

Mitjans

Francesc Mitjans, o arquitecto que desenhou o estádio Camp Nou, o mítico estádio do Barcelona, faleceu ontem na Cidade Condal.

Nascido em 1909, Francesc Mitjans i Miro foi o responsável pelos trabalhos que em 1957 marcaram a história do desporto em Espanha, ao criar um dos mais emblemáticos estádios da história do futebol, estrutura que no próximo ano comemora 50 anos de existência.

Mitjans, em entrevista à revista oficial do clube catalão, citado pelo El Mundo, considerava que «o Estádio do Barcelona tinha de ser reconhecido pelo atrevimento, pelas soluções escolhidas para ser dado um tratamento único ao volume e ao perímetro das bancadas, e pela especificidade da zona da tribuna com uma cobertura de 40 metros». Francesc Mitjans era considerado como uma das figuras mais emblemáticas do chamado movimento renovador da arquitectura catalã, como ficou demonstrado também no edifico da actual sede do Banco Sabadell ou nas três torres que projectou para a Vila Olímpica.

Curiosamente, o primeiro projecto de Mitjans foi a sua própria casa, em Barcelona. A sua vida fica ainda marcada pela interrupção dos seus estudos na Escola Superior de Arquitectura de Barcelona, em virtude da eclosão da Guerra Civil espanhola. Em 1965 termina o doutoramento em arquitectura e desde o início da década de 90 que era Académico de Honra da Real Academia de belas Artes de Sant Jordi. O arquitecto foi galardoado já este ano com o prémio António Camuñas de Arquitectura, pela «qualidade e alto nível» dos seus trabalhos, e pela defesa de uma disciplina e dos seus valores.

Mitjans contava 97 anos de idade.

foto: www.fcbarcelona.com

PUB