Projectos sustentáveis discutidos na Ordem

Por a 3 de Novembro de 2006

Como tema “Construir com Sustentabilidade” – “Building on Sustainability” no título original – realizou-se no passado dia 19 de Outubro, na sede da Ordem dos Engenheiros, uma conferência com a participação de vários profissionais da área arquitectura e engenharia sobre a sustentabilidade. O evento foi organizado pelos agrupamentos internacionais de empresas Perspective EEIG, de arquitectura e e First Q ltd, de engenharia, representados em Portugal pelo ateliê NLA, Nuno Leónidas Arquitectos Associados e pelo gabinete de engenharia LMSA, respectivamente.

De acordo com o arquitecto Nuno Leónidas, em declarações ao Construir, este evento foi ao encontro das expectativas dos organizadores que se pautou pelo sucesso. A conferência teve como objectivo reflectir sob uma nova forma de projectar, construir e planear as edificações urbanas. Foram mostrados vários exemplos de técnicas utilizadas nestas construções, exemplos de como é possível diminuir consideravelmente o consumo energético dos edifícios, optimizar a sua qualidade do ar e iluminação, bem como escolher os melhores materiais de construção de forma a minorar efeitos nocivos no meio ambiente. Simultaneamente é também possível planear empreendimentos e cidades, para que estes gerem um baixo consumo de recursos ao nível de combustível e energia eléctrica, entre outros

A iniciativa foi divida em dois painéis de oradores, onde no primeiro se apresentou vários projectos de casos práticos de urbanismo e construção sustentável em vários países (Espanha, Países Baixos, Suécia, entre outros). Na segunda parte a temática interviram a presidente da Ordem dos Arquitectos, Helena Roseta, o presidente da Região Sul da Ordem dos Engenheiros, Paulo Reis, o presidente da Quercus, Hélder Spínola, entre outros. Nuno Leónidas destacou a utlidade deste debate e a provocação feita tanto pelo representado da Quercus, ao dizer que o perfeito da sustentabilidade é «não construir» para não intervir com o meio ambinente e o facto de Helena Roseta ter apresentado uma selecção de slides com o tema «a insustentabilidade das cidades que vivemos».

Nuno Leónidas irá promover em breve novas iniciativas para debater não só a construção sustentável mas outras temáticas. Terão lugar em Lisboa sendo organizadas pela NLA.

PUB