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    Ateliê á Lupa – Ateliê de Santos

    Nascido como consequência de concursos ganhos, nomeadamente o da Biblioteca Central da Universidade dos Açores que foi nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 2004, o Ateliê de Santos continua a apostar nos concursos por estes serem «grandes momentos de investigação» Metodologia sem preconceitos Como nasceu o «Ateliê de Santos»? Pedro Machado Costa (PMC):… Continue reading Ateliê á Lupa – Ateliê de Santos

    Ana Rita Sevilha
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    Ateliê á Lupa – Ateliê de Santos

    Nascido como consequência de concursos ganhos, nomeadamente o da Biblioteca Central da Universidade dos Açores que foi nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 2004, o Ateliê de Santos continua a apostar nos concursos por estes serem «grandes momentos de investigação» Metodologia sem preconceitos Como nasceu o «Ateliê de Santos»? Pedro Machado Costa (PMC):… Continue reading Ateliê á Lupa – Ateliê de Santos

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    Nascido como consequência de concursos ganhos, nomeadamente o da Biblioteca Central da Universidade dos Açores que foi nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 2004, o Ateliê de Santos continua a apostar nos concursos por estes serem «grandes momentos de investigação»

    Metodologia sem preconceitos

    Como nasceu o «Ateliê de Santos»?

    Pedro Machado Costa (PMC): Basicamente foi uma espécie de coincidência. Tinhamos acabado o curso há um ano, metemo-nos nos concursos e ganhámos quatro seguidos. Fomos quase obrigados a montá-lo como consequência dos concursos ganhos.

    Ambos tiveram uma experiência na Holanda, ainda antes de formarem o ateliê.

    PMC: Sim, ainda estávamos no curso. A Célia estagiou na Holanda, o seu primeiro trabalho foi num ateliê holandês, enquanto que eu estive em Macau a estagiar com o arquitecto Manuel Vicente. Depois voltámos, eu fui trabalhar para o arquitecto Manuel Vicente no ateliê de Lisboa e passado um ano entrámos nos concursos, ganhámos e tivemos de nos divorciar dos ateliês onde estávamos e abrir o nosso. Foi uma consequência e não uma vontade consciente.

    São influênciados por essas experiências?

    Célia Gomes (CG): Eu acho que contribuí sempre. Uma experiência profissional quando corre bem contribuí sempre de uma forma positiva. Acho que a nível de pensamento ajudou muito e talvez se reflicta no trabalho mas não consigo dizer exactamente onde.

    PMC: O Manuel Vicente é um autor relativamente especial e que tem um universo muito próprio, e eu sinceramente não me revejo muito nesse universo conceptual e de imagens. Mas é curioso que a metodologia de abordagem ao projecto, e isso é o mais significativo no partilhar experiências com outros profissionais, aí adquirimos muito a maneira de ver a arquitectura. Ou seja, não é o objecto em si, do Manuel Vicente neste caso, mas genericamente a maneira de olhar o mundo. E curiosamente existem semelhanças, que podem ser aparentes ou não no trabalho.

    Estamos a falar de método de abordagem.

    PMC: Método de abordagem, metodologia de intervenção, pensamentos, eventualmente o significado que se dá à cidade, à maneira de pensar cidade que é um território muito complexo. A grande vantagem de passarmos por experiências diferentes é que adquirimos essa maneira de olhar o mundo, independentemente de os projectos serem parecidos ou não, que eu acho que não são nada.

    Na altura em que participaram na exposição «Metaflux», descreveram-vos como «a influência das novas tendências holandesas era clara». Querem comentar?

    PMC: Eu diria que é por termos uma abordagem muito pragmática e muito livre. Essa arquitectura holandesa que falam é uma arquitectura que sobreveio à cultura arquitectónica contemporânea por uma imensa liberdade em relação a constrangimentos disciplinares. Existe um conceito muito disciplinar em Portugal, e a ideia de vir fazer arquitectura sem ter as caracteristicas daquilo que deve ser a arquitectura portuguesa visto por fora implica uma espécie de exercício de liberdade, bem como o descolamento dessa imagem tipica da arquitectura branca de volumes encerrados sobre eles próprios que são altamente disciplinares no sentido da integração na cultura arquitectónica portuguesa mas que apesar de tudo estão muito presos a uma maneira de pensar.

    Existe alguma linha ou estilo que seja inerente a todas as vossas obras?

    PMC: No fundo os nossos projectos são todos muito parecidos embora se vistam de roupagens distintas que tem a ver com as condicionantes económicas, construtivas, financeiras, culturais, e do cliente. Agora o aspecto conceptual, todas as relações intrinsecas são sempre as mesmas, e isso é o mais interessante, perceber que no fundo olhando para os projectos e lendo-os de uma certa forma são todos parecidos, tem o mesmo estilo, mas não é um estilo formal, gráfico.

    A «Metaflux» serviu, entre outras coisas, para dar a conhecer duas novas gerações de arquitectos da qual fazem parte. O que é que a vossa geração trás de novo para a arquitectura portuguesa?

    PMC: A geração X , dos anos 90, eram pessoas que tinham passado por ateliês de referência em Portugal, e portanto a obra deles era o culminar desse momento muito especial. Na chamada geração Y, da qual faziamos parte, a grande diferença era ser a primeira cuja experiência passou pela Europa, quer dizer que foi a primeira «gente» que saiu, que estudou e trabalhou fora. Quer isto dizer que, quer queiramos quer não, o mundo que nos rodeia é completamente distinto, e isso percebe-se. A única coisa que se pode trazer com isso é a vantagem de olhar para as coisas com alguma liberdade, ter a capacidade de dar resposta sem grandes preconceitos.

    CG: Dentro da geração Y somos todos muito diferentes, e na geração X essa diferença esbate-se muito.

    Ir para fora é actualmente uma moda?

    PMC: É mais uma necessidade, por se calhar não terem oportunidades cá que têm lá fora, mas outras vezes é por curiosidade, o mundo não acaba na fronteira com Espanha. E isso tem consequências na arquitectura, agora o que é que isso trás para a arquitectura portuguesa? Para já não sei se vale a pena continuar a falar de arquitectura portuguesa nesse sentido, estamos outra vez a falar de um «International Style», que é uma coisa um bocadinho violenta, porque contradiz muito a ideologia da arquitectura portuguesa que é uma arquitectura do lugar, e quando se fala de um estilo internacional é muito complicado porque cria choques ideológicos bastante grandes.

    Qual é o estado da arquitectura em Portugal?

    PMC: A arquitectura não depende só do autor, é uma espécie de reflexo condicionado de um conjunto de situações. Eu acho que temos bons arquitectos e escolas razoáveis, é mais ou menos igual a todo o lado. O que não é igual, e é ai que se nota o desequilíbrio, são as condições que fazem com que a arquitectura exista, e que são muito mais restritas em Portugal do que em qualquer parte da Europa. Quer dizer que a vontade de estabelecer arquitectura de alta qualidade, a criação de um conjunto de oportunidades ou de liberdades ou de maneiras de pensar que criam um campo passível de criar coisas novas não existe em Portugal. Ou temos o Estado que investe em arquitectura mas é uma arquitectura institucional com uma ideia pré-estabelecida, ou então existem privados que nem sequer percebem o que é uma arquitectura de qualidade. A arquitectura de qualidade é um luxo, mas não é um luxo financeiro, é uma espécie de luxo intelectual, ou seja, há pouca gente que se dá ao luxo de pensar que pode ter uma boa arquitectura.

    Em termos de encomenda do ateliêr, são mais os clientes privados ou mais os concursos?

    CG: Nós começamos com os concursos e no ateliêr investe-se muito em concursos, mas também temos alguns clientes privado.

    E qual o balanço que fazem desses concursos?

    CG: Investe-se muito, mas ainda é a melhor maneira de inicar um processo.

    PMC: Noventa por cento do nosso trabalho são concursos, e todos os trabalhos que temos com algum significado resultaram de concursos. Os projectos por concurso tem uma grande vantagem, permitem uma reflexão mais cuidada, e para além disso, na arquitectura os concursos são os grandes momentos de investigação dos ateliês, é uma oportunidade para experimentar coisas, e existe um confronto de ideias entre ateliês que é um processo curioso de criação.

    Ganharam o concurso da Biblioteca Central da Universidade dos Açores, e com ela foram nomeados para o Prémo Mies van der Rohe, e para o Prémio FAD, ambos em 2004. O que significaram estas nomeações?

    CG: Foi o primeiro projecto, o primeiro concurso e a primeira obra. Tinhamos terminado o curso há um ou dois anos, fizemos o concurso e ganhámos. Ganhámos de uma forma inconsciente e ficámos surpreendidos. O projecto surgiu através de um programa tipico de biblioteca, onde nos era dado um sitio e um problema, e o que é curioso é que nunca fomos ao local, o que se tornou numa mais valia, assim como no concurso para as residências universitárias, também nos Açores.

    O arquitecto Bernardo Rodrigues referiu numa entrevista que «os Açores estão em alta no mundo da arquitectura portuguesa como um dos sitios ideais para a nova geração se expressar». Sentem isso?

    PMC: Tudo o que aconteceu há dez anos atrás em Portugal Continental está a acontecer agora nos Açores, só que essa decalage é a de uma geração, quer isto dizer que as pessoas disponiveis para trabalhar são completamente diferentes. Num espaço muito pequeno, como os Açores, aconteceram muitas coisas em poucos metros quadrados e isso foi interessante. No entanto, o fazer dez anos depois não quer dizer que não se façam os mesmos erros. Na verdade o que o Bernardo fala é de uma coincidência feliz a determinada altura, não me parece que seja um laboratório fisico da arquitectura nacional.

    Do vosso percurso profissional conseguem eleger uma obra que tenha sido um maior desafio?

    PMC: Eu diria que é um projecto que estamos a fazer no Porto. Trata-se de dois edifícios de escritórios que o cliente quer transformar em edificios de habitação, o que tem sido muito complicado. Arranjar uma maneira de resolver isso através de um modelo tipológico que servisse melhor todos os atributos positivos do edificio e anulando os negativos tem sido muito curioso. Integra-se no tema da reabilitação da baixa do Porto, e será uma espécie de «testa de ferro» de política de intervenção. É portanto muito experimental, envolve arquitectos, artistas plásticos, designers, a própria tipologia é bastante especial.

    E em termos de legislação, como é que se contorna? PMC: Estamos a tentar contornar. Apesar de tudo existe uma grande vantagem e uma grande desvantagem em construir em Portugal que passa pela mesma questão, que é o facto de existir pouca legislação. Não há normativas, não existe nenhuma regra legal que impeça que os projectos e as obras sejam muito más, isso é a grande desvantagem. A grande vantagem é que podemos pegar nessa liberdade e fazer o que quisermos, por exemplo, existem mil maneiras de fazer uma janela, e quem diz uma janela diz outra coisa qualquer. Essa liberdade, única na Europa, dada pela ausência de regra permite-nos inventar muita coisa.

    ficha técnica

    Nome: Ateliê de Santos

    Morada: Rua de Santa Justa nº 60, 5ºpiso, 1100 – 485, Lisboa

    Telefone: 213 426 304

    Projectos: Residências de Estudantes de S. Miguel; sistema de construção para parqueamento automóvel para a sede da Vodafone; projecto de duas escolas para Bolzano (Itália); a sede da Ellipse Foundation; Biblioteca Central da Universidade dos Açores; Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Aveiro; projecto para dois edifícios no centro do Porto

    Sobre o autorAna Rita Sevilha

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    Casa Rural em Silves (Créditos: do mal o menos)

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    BOMO Arquitectos assinam reconversão de casa rural em Silves (c/ galeria de imagens)

    Um antigo edifício agrícola, com uma linguagem “muito distinta e contrastante” passou por um processo de reabilitação e de redefinição de espaços, sem que se perdesse os vestígios do seu passado, com o claro objectivo de preservar o seu legado marcadamente “rural e funcional”

    Esta é uma obra de reabilitação do que foi em tempos um estábulo e celeiro, inserido numa propriedade agrícola familiar, localizada num pequeno vale do barrocal algarvio, com laranjais e relevo suave, que acompanha o curso do rio Arade, entre os altos da serra de Monchique e as áreas planas e baixas do litoral, que ganhou uma nova ‘vida’ com o projecto da BOMO Arquitectos.

    Os clientes, dois médicos e uma agrónoma (e respectivos filhos e netos), estavam na altura do desenvolvimento do projecto a entrar numa nova fase da sua vida, a da reforma. À semelhança dos seus percursos profissionais, quiseram, também aqui, “curar e cuidar, preservar, dar vida e futuro”.

    A 28 de Fevereiro de 1969 um forte sismo afectou particularmente esta região. No projecto decidiu-se revelar esta história, tornando-a num princípio construtivo que organiza a intervenção. No piso térreo removeu-se o reboco das paredes antigas, expondo a pedra, e a nova escada e a nova parede divisória, entre o quarto e a casa de banho, foram construídas à antiga, igualmente em alvenaria de pedra irregular”

    De edifício agrícola a habitação

    Este edifício agrícola de dois pisos localiza-se no extremo de uma habitação, comprida e térrea, construída no início do século XX, implantada num ponto elevado no centro da propriedade, que contém também áreas de cultivo, uma eira, poços e outros pequenos edifícios de apoio.

    Embora esteja na continuidade da restante casa, este volume no qual foi feita a intervenção, tem uma linguagem muito distinta e contrastante, marcadamente rural e funcional, com as características construtivas próprias da região.

    No seu interior albergava três divisões autónomas, sem comunicação entre elas, e sem luz natural. Os únicos vãos eram as respectivas portas, opacas, baixas e estreitas, e o acesso ao piso superior era feito pela escada exterior.

    A intervenção uniu as três divisões, tanto vertical, como horizontalmente, criando no piso térreo uma pequena área social composta por sala, área de refeições e uma pequena cozinha, e ainda um quarto e uma casa de banho.

    No piso superior foi criado um segundo quarto, largo e alto, em mezanino sobre a sala, com a antiga escada exterior a funcionar agora também como pequeno varandim, aberto sobre a paisagem do vale. O mezanino resulta da demolição parcial da laje existente, e procura ampliar a luz natural introduzida pela nova janela alta, aberta na sala, resolvendo em conjunto com as novas portas exteriores envidraçadas, o problema de luminosidade dos diferentes espaços.

    No seu interior albergava três divisões autónomas, sem comunicação entre elas, e sem luz natural. A intervenção uniu as três divisões, tanto vertical, como horizontalmente, criando no piso térreo uma pequena área social composta por sala, área de refeições e uma pequena cozinha, e ainda um quarto e uma casa de banho”

    O peso da história

    “A 28 de Fevereiro de 1969 um forte sismo afectou particularmente esta região, fazendo com que a parte superior do volume no qual intervimos, e que era totalmente construído em pedra irregular, desabasse. Na altura, a reconstrução da parte afectada já foi feita com tijolo furado, sendo depois a diferença disfarçada com o reboco e o caiado das paredes interiores e exteriores”, recorda o atelier.

    No projecto decidiu-se revelar esta história, tornando-a num princípio construtivo que organiza a intervenção. No piso térreo removeu-se o reboco das paredes antigas, expondo a pedra, e a nova escada e a nova parede divisória, entre o quarto e a casa de banho, foram construídas à antiga, igualmente em alvenaria de pedra irregular.
    Assim, este conjunto de pedra pintada de branco forma uma base sólida para a casa, que contrasta com o piso superior de paredes lisas, em tijolo furado rebocado e pintado.

    Na área do mezanino esta característica construtiva é igualmente exposta, revelando-se a diferença de espessuras entre as duas tipologias de parede. É aqui também assumida a alteração introduzida na parede exterior, construindo-se o aro da nova janela alta de forma contemporânea, em betão armado, parcialmente encastrado na alvenaria de pedra.

    No revestimento do pavimento térreo foi utilizada tijoleira proveniente dos telheiros tradicionais das redondezas, e nas portas e portadas foram reinterpretados alguns pormenores da carpintaria tradicional, executados em madeira de pinho.

    A leitura e expressão do volume exterior foram clarificadas, através da demolição de alguns volumes que haviam sido adicionados, e do destaque do primeiro degrau da escada exterior, e foram introduzidas novas portadas exteriores para protecção dos envidraçados. Até ao momento não foi realizada a intervenção prevista para a área exterior adjacente.

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    O expectável aumento do volume de investimento na hotelaria europeia

    De acordo com o mais recente estudo da Savills ‘European Investor Sentiment Survey 2024’ espera-se que os volumes de investimento em hotéis europeus este ano ultrapassem significativamente os números de 2023

    Espanha ultrapassou o Reino Unido em 2022 para se tornar no maior mercado de investimento hoteleiro da Europa, afirma a consultora imobiliária internacional. No entanto, o Reino Unido recuperou a sua posição no ano passado, registando 2,62 mil milhões de euros em transacções hoteleiras, ligeiramente acima dos 2,61 mil milhões de euros anotados em Espanha.

    Este facto foi impulsionado por um aumento acentuado da actividade no Reino Unido no último trimestre, ajudado por uma redução dos custos dos empréstimos e, assim, pela melhoria do sentimento dos investidores. Com mais de mil milhões de euros de activos hoteleiros do Reino Unido já transaccionados este ano, prevê-se que os volumes totais do corrente ano ultrapassem os níveis de 2023.

    O Savills European Investor Sentiment Survey 2024 mostra também uma tendência significativa entre os investidores para aumentar o seu capital alocado ao segmento hoteleiro nos próximos três anos. Apenas neste período, os inquiridos esperam investir cerca de 10 mil milhões de euros, visando em particular os Serviced Apartments, os Lifestyle Hotels e os Mid-Market Hotels.

    No caso português, o país está na vanguarda do turismo do futuro, apostando na sustentabilidade e oferecendo experiências turísticas de elevado valor acrescentado. Em 2023, o segmento de hospitality liderou a tabela de investimento imobiliário registando sensivelmente mais de 570 milhões de euros de volume de investimento imobiliário, com 83% do capital de origem internacional.

    “No segundo semestre de 2023, a actividade de investimento mostrou sinais promissores de recuperação, assinalados por aumentos trimestrais consecutivos. Os volumes regionais aumentaram 20% em relação ao trimestre anterior durante o terceiro trimestre, um desenvolvimento assinalável, dado que o terceiro trimestre é tradicionalmente marcado por uma actividade moderada. Esta dinâmica continuou com volumes mais fortes no 1º trimestre de 2024 em vários mercados-chave da região”, aponta Richard Dawes, director Savills EMEA hotels team.

    Por sua vez, Marie Hickey, director Savills research, sublinha que “com a procura em vários mercados hoteleiros europeus ainda em modo de recuperação, continua a existir um apoio significativo a um maior crescimento da ocupação, o que irá sustentar as taxas e ajudar a impulsionar as receitas”. Assim, continua a especialista, “embora os compradores privados e proprietários/operadores tenham sido particularmente activos em 2023 – e continuarão a sê-lo este ano –, também esperamos que o capital privado de média capitalização e as instituições recuperem em 2024, apoiados pelo apelo relativo do sector de hospitalidade, fortes fundamentos de procura, desempenho operacional e a pressão para implantar capital”.

    Relativamente ao mercado nacional Luís Clara, Capital Markets Associate da Savills Portugal, refere que “em Portugal, nos próximos dois anos, deverão abrir mais de 80 novas unidades hoteleiras, que resultarão numa oferta total superior a 7.900 camas espalhadas por todo o país e promovidas por marcas internacionais de peso. Este ano, prevê-se que o segmento hoteleiro mantenha o dinamismo, assente num excelente desempenho operacional, que manterá o país na rota de investidores e marcas hoteleiras internacionais”.

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    Roca apresenta “Sparking Change” na Fuorisalone

    Concebida pela Mario Cucinella Architects, a instalação que representa os princípios da circularidade e descarbonização no sector da cerâmica, vai estar presente na feira Fuorisalone, em Milão

    tagsRoca

    Com uma altura de 4,5 metros, um cenário semicircular de elementos cerâmicos modulares, a instalação inspirada no primeiro forno túnel eléctrico do Mundo para a produção sanitária. Apresentada pela Roca, “Sparking Chance” foi concebida pela Mario Cucinella Architects, que representa os princípios da circularidade e descarbonização no sector da cerâmica, vai estar presente na feira Fuorisalone, em Milão.

    Composta por 1200 blocos cerâmicos impressos em 3D de cores únicas, a gradação cromática e o formato da instalação servem como metáforas visuais que representam as temperaturas de funcionamento progressivas do processo de cozedura da cerâmica. Em cada bloco, meticulosamente elaborado, estão incluídos pormenores que ilustram a temperatura exata necessária em cada fase da produção para garantir a máxima qualidade dos produtos de louça sanitária.

    “Sparking Change” reforça o compromisso da Roca com a sustentabilidade numa instalação única que demonstra de que forma o conhecimento, a experiência e a tecnologia contribuíram para que a Roca desenvolvesse a maior inovação dentro do setor”, explica Marc Viardot, director de marketing e design do Roca Group.

    O design da instalação, com uma “elegante” curva e diferentes alturas, encaixa na perfeição no espaço triangular e integra-se plenamente no pátio da Universidade de Milão, disponibilizando toda uma gama de possibilidades espaciais e funcionais.

    Mas além do seu aspecto visual apelativo, os blocos que compõem a instalação convertem-se em parte da narrativa, transformando-se em zonas acolhedoras com assentos que convidam os visitantes a sentaram-se, conversarem e socializarem neste espaço dinâmico.

    Combinando o mundo físico e o mundo virtual, a instalação oferece aos visitantes uma exploração atractiva e envolvente do processo de produção desta inovação pioneira. Através da utilização da realidade aumentada na web, os visitantes são convidados a entrar numa viagem interactiva para descobrir os benefícios do inovador forno túnel eléctrico da Roca. Esta nova abordagem permite que os visitantes conheçam mais pormenorizadamente o compromisso da Roca no que toca a ampliar os limites da inovação, ao mesmo tempo que abraça a sustentabilidade.

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    Habitação: Câmara de Lagos aprova investimento de 9,4M€ na compra de terrenos

    Nos planos do município para estes terrenos está o desenvolvimento de empreendimentos destinados a oferta pública fora do Programa 1.º Direito, designadamente nas modalidades de arrendamento apoiado, arrendamento acessível e disponibilização de fogos para aquisição a custos controlados, mas também a criação de condições que fomentem a oferta privada acessível por parte do setor privado e cooperativo

    A Câmara de Lagos aprovou, na última reunião de câmara, a aquisição de dois grandes terrenos com capacidade edificativa, o que irá permitir ampliar decisivamente a resposta pública municipal e fazer face à complexa situação de carência habitacional que se vive no concelho. A proposta final, que resultou da negociação encetada com o Fundo de Investimento proprietário dos terrenos, ascende aos 9,4 milhões de euros. O processo de aquisição dos imóveis segue, agora, para apreciação e decisão da Assembleia Municipal.

    Trazer à posse do município dois prédios rústicos situados nas Caliças, localização muito próxima do centro da cidade, e com uma capacidade global edificativa na ordem dos 80 mil metros quadrados, para aí projectar um grande programa de construção habitacional que permita reequilibrar o mercado imobiliário do concelho e criar uma oferta diversificada, capaz de dar resposta à multiplicidade de perfis e de necessidades habitacionais que estão diagnosticadas, é o que se pretende alcançar com este investimento, de acordo com os responsáveis autárquicos.

    Na apresentação do assunto em reunião de câmara, o presidente da autarquia sublinhou a importância desta decisão, que, no seu entender, “constitui um marco importante na política de solos, fomentando o início de uma nova realidade para toda a problemática da habitação na vertente da oferta e da própria regulação do mercado”, pelo facto do património municipal de terrenos disponíveis já não reunir as condições suficientes para sustentar um programa de construção dessa escala e dos 260 fogos previstos na Estratégia Local de Habitação (actualmente em execução) ficarem aquém das necessidades do concelho. “Uma data que ficará certamente na história do município de Lagos” foi, por isso, a forma como Hugo Pereira se referiu ao dia em que foi tomada esta decisão.

    Nos planos do município para estes terrenos está o desenvolvimento de empreendimentos destinados a oferta pública fora do Programa 1.º Direito, designadamente nas modalidades de arrendamento apoiado, arrendamento acessível e disponibilização de fogos para aquisição a custos controlados, mas também a criação de condições que fomentem a oferta privada acessível por parte do sector privado e cooperativo e a construção de habitações a afectar a casas de função ou a programas destinados aos jovens. Estima-se que a operação de loteamento dos dois terrenos, no seu conjunto, permita construir até 600 fogos, para além de equipamentos e serviços de apoio a essa nova área de expansão da cidade.

    De acordo com os dados oficiais da autarquia, entre 2020 e 2023 o número acumulado de pedidos de apoio habitacional aumentou de 653 para 1903, representando um acréscimo de 300%. Significativa foi, também, a afluência aos concursos que decorreram para atribuição dos primeiros 47 fogos (de um total de 260) a construir no âmbito da Estratégia Local de Habitação, onde foram recebidas 1260 candidaturas, sendo que uma percentagem significativa de agregados (34% – 426 agregados), apesar de se encontrar em situação de carência habitacional, não tem enquadramento no âmbito do Programa 1.º Direito, por não se encontrar em condição habitacional indigna ou por apresentar rendimentos médios mensais acima dos valores admitidos, mas, ainda assim, insuficientes para fazer face aos preços praticados no mercado habitacional privado. Nesta mesma reunião foi apresentado o Relatório Municipal da Habitação de Lagos relativo ao ano 2023, documento que compila toda a informação relevante sobre os pedidos de apoio, assim como sobre as respostas dadas pelo município no âmbito do Apoio ao Arrendamento Privado e da Estratégia Local de Habitação de Lagos, para fazer face a esta problemática da carência habitacional.

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    Vila Galé inaugura hotéis na Figueira da Foz e Isla Canela

    O grupo Vila Galé já soma mais dois hotéis à sua rede: o Vila Galé Collection Figueira da Foz e o Vila Galé Isla Canela, o primeiro em Espanha. É na Costa de la Luz, em Huelva, que a Vila Galé estreia a sua marca em terras espanholas. Com acesso direto à praia, o Vila… Continue reading Vila Galé inaugura hotéis na Figueira da Foz e Isla Canela

    O grupo Vila Galé já soma mais dois hotéis à sua rede: o Vila Galé Collection Figueira da Foz e o Vila Galé Isla Canela, o primeiro em Espanha.

    É na Costa de la Luz, em Huelva, que a Vila Galé estreia a sua marca em terras espanholas. Com acesso direto à praia, o Vila Galé Isla Canela instalou-se num edifício com arquitetura e decoração de influência árabe, que conta com 300 quartos com varanda, duas piscinas, dois restaurantes, três bares – incluindo um na piscina – Satsanga Spa & Wellness com piscina interior, Clube Nep para as crianças, salas de eventos e lojas.

    Após a renovação total das áreas públicas de clientes, aqui a elegância funde-se com o cenário deslumbrante da costa espanhola, mesmo ao lado do Algarve, com uma oferta gastronómica e de animação muito vocacionada para famílias e casais, onde se inclui a opção do regime ‘Tudo Incluído’.

    Já na Figueira da Foz, um destino turístico tradicional, a Vila Galé assumiu a gestão do emblemático Grande Hotel da Figueira. Com uma localização privilegiada, na marginal e na primeira linha da praia, esta unidade foi totalmente renovada e modernizada e é agora o Vila Galé Collection Figueira da Foz.

    Com 102 quartos, dois restaurantes, bar, piscina exterior e Satsanga Spa & Wellness, trata-se um imóvel histórico, ex-libris da Figueira da Foz pela sua forte presença arquitetónica e estética pós-modernista dos anos 50. Assinado pelo arquiteto Inácio Peres Fernandes e com pinturas de Thomaz de Mello e outros artistas, foi inaugurado em junho de 1953 como Grande Hotel da Figueira e está classificado como imóvel de interesse público desde 2002.

    O Vila Galé Collection Figueira da Foz é o 32º hotel da rede em Portugal, que conta ainda com dez unidades no Brasil e um resort com regime ‘Tudo Incluído’ em Cuba, o Vila Galé Cayo Paredón.

    Sobre o autorRicardo Batista

    Ricardo Batista

    Director Editorial
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    O Melhor Empreendimento do Ano 2024 foi entregue pela esmagadora maioria dos membros do júri, à Escola Básica nº1 + Jardim Infantil Arquitecto Gonçalo Ribeiro Telles, promovido pela Lisboa Ocidental SRU – Sociedade de Reabilitação Urbana. Localizado no Bairro da Boavista, em Lisboa, o empreendimento foi distinguido, igualmente, na categoria de Empreendimentos Colectivos, esta escola oferece apoio educativo à comunidade local, além de ser um espaço inclusivo e ambientalmente responsável.

    A K-Tower Lisbon Business Centre, do promotor Krest Real Estate Investments, triunfou na categoria Escritórios e na categoria Turismo o prémio foi atribuído ao Verdelago Resort, do promotor Verdelago Sociedade Imobiliária. Já na categoria Habitação, a categoria mais concorrida dos prémios com 22 finalistas, triunfou o Antas Atrium, do promotor Quest Capital.

    Por ser a categoria com mais finalistas, a Habitação distinguiu quatro projectos, consoante a sua localização geográfica. Assim, o Prémio Habitação Norte foi para River Plaza do promotor Teixeira Duarte Real Estate, o Prémio Habitação Centro foi para Miraflores Park do promotor Solyd Property Developers, o Prémio Habitação Sul para o Bayline do promotor Vanguard Properties e Savoy Residence I Insular, do promotor Savoy Signature / AFA Real Estate, foi galardoado com o Prémio Habitação Sul.

    O Prémio Projecto de Interiores coube ao Legacy Hotel by Hilton, do promotor Reformosa e com assinatura do arquitecto Luís Rebelo de Andrade.

    O empreendimento Rodrigo da Fonseca Prime Residences, do promotor Mexto Property Investment recebeu o Prémio Reabilitação. Esta categoria contou, este ano, com novas distinções, abrangendo diferentes áreas geográficas. A Norte, o premio de Reabilitação foi para Grande Hotel Paris do promotor Just Stay Hotels, no Centro foi distinguido o Duke Residences Saldanha, do promotor Pujolinvest e o Prémio Reabilitação Ilhas foi para o Barceló Funchal Old Town do promotor Emeraldtown – Empreendimentos Imobiliários e Turísticos.

    O Prémio de Excelência em Eficiência & Sustentabilidade, atribuído em parceria com a ADENE – Agência para a Energia, não só aumentou o número de empreendimentos a concurso, como revelou uma maior preocupação ambiental e energética com o edificado por parte dos promotores. O laureado foi o edifício de escritórios K-Tower Lisbon Business Centre, do promotor Krest Real Estate Investments.

    A realização desta iniciativa conta com patrocinadores, apoios e parceiros, como a Victoria Seguros como Patrocinador Principal, o Santander, o Banco Oficial. Juntam-se também os sponsers, Savills, ERA Portugal, Grohe, AEG, JUNG e Avila Spaces. Cocktail sponsored by LG Portugal.

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    Adriano Nogueira Pinto, director coordenador nacional da DS Private

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    DS Private reforça rede

    Entre Janeiro e Março a empresa especializada na compra e venda de imóveis de luxo no norte e centro do país reforçou a sua rede com a abertura de quatro novas lojas, tendo registado no primeiro trimestre do ano um crescimento na sua facturação de 29%, face ao período homólogo

    A DS Private, marca do Grupo Decisões e Soluções especializada na compra e venda de imóveis de luxo e do segmento premium, registou um crescimento na facturação de 29% no primeiro trimestre de 2024, em comparação com o período homólogo.

    Durante os primeiros três meses deste ano, a Ds Private reforçou a sua rede com abertura de quatro novas lojas, Ponte de Lima, Vila do Conde, Póvoa de Varzim e Oliveira de Azeméis, com especial enfoque na zona Norte e Centro do país.

    Os resultados do primeiro trimestre de 2024 acompanham a tendência de crescimento da marca, que em 2023 registou um crescimento de 96% na facturação da sua rede de lojas e abriu cinco novas lojas no país.

    “Os resultados obtidos nestes primeiros meses do ano reflectem o caminho de consolidação que temos vindo a fazer desde que chegámos ao mercado, em 2020. Este crescimento significativo na facturação deve-se ao empenho e à entrega de todos os profissionais que trabalham na rede DS Private e que asseguram um serviço de excelência para com os nossos clientes. Continuaremos focados na expansão da nossa rede de lojas em todo o território nacional, em reforçarmos o nosso posicionamento na vanguarda do aconselhamento premium para o imobiliário de alta qualidade e em oferecermos um serviço personalizado e exclusivo a quem nos procura”, sublinhou Adriano Nogueira Pinto, director coordenador nacional da DS Private.

     

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    Arquitectura

    Salto Studio ganha concurso para antiga Colónia Balnear da Areia Branca

    A proposta apresentada pelo atelier Salto Studio, venceu o concurso público de concepção para a elaboração do projecto de recuperação da antiga Colónia Balnear da Areia Branca, na Lourinhã

    O concurso lançado pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa recebeu um total de 24 proposta, tendo a proposta com a assinatura de André Nave, do Salto Studio, ficado em primeiro lugar. O projecto vencedor valoriza a estrutura já edificada, acrescentando elementos que remetem para a arquitectura da Beira Baixa. “Desde o início decidimos adicionar varandas, porque nos quisemos inspirar nos balcões da Beira Baixa. Queríamos replicar essa experiência”, explicou o arquitecto na apresentação pública da projecto realizada esta semana”.

    Para além do espaço hoteleiro, o projecto de André Nave prevê um piso térreo aberto à comunidade local, com um espaço de co-work, restaurantes, um bar de praia e um ginásio.
    O júri foi composto por um representante da CIM Beira Baixa, um representante do Município da Lourinhã e um da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos.

    A Colónia Balnear da Areia Branca recebeu milhares de crianças e jovens do distrito de Castelo Branco entre 1974 e 2007. Está inactiva desde 2009, altura em que uma tempestade causou vários danos ao edifício.

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    Construção

    Município de Esposende investe 3,6M€ na construção de residência de estudantes

    Em reunião do executivo, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento para o lançamento do concurso público da empreitada, que já candidatou ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), na expetativa de obter financiamento na ordem dos 75%

    O Município de Esposende pretende avançar com a construção de uma Residência de Estudantes, em Fão, com capacidade para 82 camas, num investimento estimado de 3 milhões 680 mil euros.

    A criação desta residência passará pela reabilitação do edifício da antiga sede da Junta de Freguesia de Fão, localizado na Av. António Veiga, em terrenos propriedade do Município, próximo da Estrada Nacional 13.

    Em reunião do executivo, a Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, a abertura do procedimento para o lançamento do concurso público da empreitada, que já candidatou ao Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), na expetativa de obter financiamento na ordem dos 75%.

    O Presidente da Câmara Municipal, Benjamim Pereira, refere que “dado o volume de investimento em causa, a concretização da obra está condicionada à obtenção de financiamento”. Mostra-se, contudo, confiante de que o projeto será contemplado pelos fundos financeiros do PRR, tanto mais porque “pretende suprir uma necessidade sentida há muito de disponibilizar alojamento para os estudantes em condições de preço e conforto compatíveis com as suas capacidades económico-financeiras, permitindo-lhes concentrar o foco e a atenção para o desempenho académico”.

    O autarca lembra que já no próximo ano letivo, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) inicia a atividade nas novas instalações que o Município está a construir e, no futuro, também a Universidade do Minho estará instalada no concelho, na antiga Estação Radionaval de Apúlia, pelo que urge criar respostas de alojamento para esses estudantes.

    “Através deste investimento, a Câmara Municipal irá contribuir de uma forma ainda mais expressiva para a efetiva igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior e à sociedade do conhecimento, respondendo mais eficazmente às necessidades e expectativas dos estudantes, das instituições e da sociedade e contribuindo de forma significativa para o alargamento da base social do ensino superior, a integração social e académica, o sucesso escolar e a transição para o mercado de trabalho de uma população académica cada vez mais diversa”, frisa o Presidente da Câmara Municipal.

    Benjamim Pereira sublinha, ainda que “o projeto, sendo orientado pelos princípios da sustentabilidade ambiental, social e económica, fortalecerá o compromisso para o desenvolvimento sustentável, em todas as suas dimensões, alinhado com os objetivos da Agenda 2030.

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    Empresas

    Weber lança novo acabamento para fachadas

    A restante gama de fachadas vai ser atualizada ao longo do ano, sendo que as propriedades dos restantes produtos não se alteram, passando a existir apenas uma uniformização dos nomes para weberdecor

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    A Weber apresenta uma nova solução de acabamento para complementar a sua alargada gama de produtos para fachadas. O weberdecor liso é um acabamento extrafino texturado, à base de siloxanos. Disponível em 110 cores do Grupo A, o weberdecor liso é uma solução durável, possível de aplicar em sistemas de isolamento térmico pelo exterior – ETICS.

    Outra novidade é a evolução dos acabamentos weberplast decor F e M, que passam a designar-se weberdecor F+ e M+. Foi realizada uma melhoria dos produtos atuais, que passam a apresentar maior resistência ao desenvolvimento de fungos e algas, são mais hidrófugos e mais duráveis esteticamente.

    A restante gama de fachadas vai ser atualizada ao longo do ano, sendo que as propriedades dos restantes produtos não se alteram, passando a existir apenas uma uniformização dos nomes para weberdecor. As atualizações serão feitas ao longo do ano, de acordo com escoamento de stock de embalagens atuais, por motivos de sustentabilidade.

    Importa realçar que os baldes da gama de fachadas passam a ser comercializados em embalagens de plástico reciclado.

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