Novo sistema ferroviário é apresentado em livro
Um novo sistema de transporte ferroviário que visa revolucionar o transporte urbano colectivo em Portugal é a proposta apresentada por José Maria André, docente do Instituto Superior Técnico, no livro «Transporte Interurbano em Portugal». O lançamento foi feito ontem na Ordem dos Engenheiros e José Maria André explicou que, depois de analisar o sistema actual,… Continue reading Novo sistema ferroviário é apresentado em livro
Carla Reis
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Um novo sistema de transporte ferroviário que visa revolucionar o transporte urbano colectivo em Portugal é a proposta apresentada por José Maria André, docente do Instituto Superior Técnico, no livro «Transporte Interurbano em Portugal».
O lançamento foi feito ontem na Ordem dos Engenheiros e José Maria André explicou que, depois de analisar o sistema actual, decidiu avançar para a concepção técnica de uma alternativa ferroviária para o transporte de passageiros, que poderá evoluir para uma proposta concreta e construção de um protótipo.
O sistema proposto é de composições curtas, rápidas e que circulem num corredor «fechado», para controlar os tempos de espera, através da criação de estações em zonas centrais das cidades, tendo havido já sido desenvolvidos contactos com responsáveis da CP e da Refer.
«Este estudo propõe um sistema de transporte colectivo que tenha uma eficiência equivalente àde um automóvel», afirma José Maria André. As vantagens inerentes a este sistema passam pela «redução dos pesos estruturais, diminuição dos esforços sobre a via, velocidades superiores e condições de tracção mais favoráveis, pois haveria mais facilidade em curvas e rampas de inclinação superior».
Este livro surge no seguimento de uma análise sobre dados estatÃÂsticos da ocupação e povoamento do território, bem como oferta e procura de transportes, nomeadamente através da análise de estatÃÂsticas cedidas pela empresa Brisa que permitiram concluir que o fluxo essencial de tráfego regista-se entre cidades intermédias.
Devido àelevada dispersão do fluxo de tráfego e àconstatação de que o transporte colectivo perde para o ligeiro, José Maria André propõe um meio de transporte que ofereça um tempo equiparável, de forma a aproveitar alguma da estrutura ferroviária actualmente existente, vencendo as limitações colocadas pelas inclinações e curvas através de composições mais curtas com um tipo de guiamento adaptado.
Essas composições, que se propõe desenvolver em protótipo, permitiriam velocidades mais elevadas, com poupança de energia, custos de fabrico e de manutenção da infraestrutura mais baixos, refere José Maria André.