Siza Vieira guia visita à igreja do Marco de Canaveses

Por a 7 de Abril de 2006

O arquitecto Álvaro Siza Vieira orienta, a 29 de Abril, uma visita guiada à igreja de Santa Maria, no Marco de Canaveses, um projecto da sua autoria já considerado um paradigma da arquitectura religiosa.

Integrada no complexo do Centro Paroquial do Marco de Canaveses – do qual a residência paroquial ainda se encontra em construção -, a igreja de Santa Maria foi edificada entre 1994 e 1997, com projecto do arquitecto Siza Vieira, que contou com a colaboração do arquitecto Rolando Torgo.

Encomendada pelo então pároco Nuno Higino, esta obra é hoje considerada «um paradigma da arquitectura religiosa, demonstrando plenamente a sabedoria de um arquitecto agnóstico, ao entender e interpretar os fundamentos da fé cristã e materializando-os nesta obra admirável», considera Cristina Emília Silva, da CULTOUR (Organização de Percursos Criativos), responsável pela organização da visita.

A inscrição, no valor de 27 euros, inclui viagem de ida e volta Porto/Marco de Canaveses, com partida às 09.00 horas e chegada às 14.00, visita à igreja e entrega de documentação sobre o projecto.

As inscrições deverão ser feitas até 22 de Abril, através do site www.cultour.com.pt ou e-mail [email protected]

PUB