RioSul Shopping nasce no Seixal

Por a 2 de Setembro de 2005

Rio Sul

O projecto para o novo centro comercial é promovido pela Sonae Sierra e terá um investimento na ordem dos 65,3 milhões de euros. Para uma área de 40 mil metros quadrados, o RioSul Shopping disponibilizará 138 lojas, um hipermercado Continente, 18 restaurantes, sete salas de cinema e um parque de estacionamento para 2300 lugares

A zona do Seixal foi o local escolhido para construir o novo centro comercial RioSul Shopping, um projecto da Sonae Sierra orçado em 65,3 milhões de euros. Localizado na Quinta Nova do Rio Judeu, na Torre da Marinha, o novo espaço está implantado num terreno de 71.264 metros quadrados, encontrando-se já em fase de construção pela Contacto – Sociedade de Construções. De acordo com Tiago Mesquita Vidal, director de comunicação corporativa da Sonae Sierra, «o RioSul é mais um investimento de qualidade que permitirá modernizar e melhorar a oferta comercial e de lazer na região do Seixal».

A nova superfície resulta da ampliação do centro comercial da cadeia de hipermercados Continente, no Fogueteiro. Nua área construída de 51.653 metros quadrados, o RioSul Shopping vai contar com uma Área Bruta Locável (ABL) de cerca de 40 mil metros quadrados, e disponibilizará um total de 138 lojas, 11 das quais lojas-âncora, um hipermercado Continente, 18 restaurantes, sete salas de cinema e um parque de estacionamento, com 2.300 lugares, dos quais 1.900 cobertos.

Segundo a empresa, o shopping vai criar 920 empregos directos e vai servir uma população de mais de 1,1 milhões de pessoas, estando previsto cerca de 7,7 milhões de visitas por ano e com vendas anuais, no primeiro ano de funcionamento que deverão ascender a 77,5 milhões de euros. «Não temos nenhuma dúvida que o RioSul vem preencher uma lacuna na oferta comercial e de lazer que existia, permitindo aos habitantes desta região ter uma oferta de qualidade sem necessidade de se deslocarem distâncias consideráveis» refere Tiago Mesquita Vidal. Este é um projecto assinado por José Quintela e LaGuardia Low, como conceito arquitectónico, e pela Promontório Arquitectos, como projectistas.

Qualidade ambiental

Segundo a empresa, o novo centro vai acolher das mais sofisticadas soluções em domínios como a separação e tratamento de resíduos ou a monitorização da qualidade da água e do ar, sendo o sistema de gestão e poupança energética totalmente informatizado.

O RioSul Shopping obteve a certificação ambiental ISSO 14001, que resulta de um Sistema de Gestão Ambiental de Obra, que promove implementação das melhores práticas de gestão ambiental em obra, minimizando assim os impactos ambientais e promovendo a melhoria do seu desempenho ambiental. Neste sentido, foram adoptadas algumas medidas, nomeadamente na minimização de ruído, de emissão de poeiras, de gestão de resíduos e de monitorização de águas subterrâneas e das emissões atmosféricas.

Comercialização

Detido e promovido pela especialista de centros comerciais, Sonae Sierra, o complexo comercial tem inauguração marcada para a Primavera de 2006. A sua comercialização, que já é um êxito com mais de 70 por cento da sua área comercializada, é da responsabilidade da empresa promotora e da consultora Cushman & Wakefield Healey & Baker. Relativamente às vendas, os responsáveis da empresa apontam para uma estimativa na ordem dos 77,446 milhões de euros, excluindo o hipermercado.

Novos projectos

Recentemente, a Sonae Sierra anunciou o investimento, até 2007, de mais de 400 milhões de euros na construção de três novos centros comerciais e de lazer em Itália, nas cidades de Biella, Caselle e Brescia. De acordo com a empresa, a conclusão destes três novos empreendimentos comerciais representará um total de 150 mil metros quadrados de ABL naquele país.

O novo complexo em Biella, com um total de 34.675 metros quadrados de ABL, vai representar um investimento de 72 milhões de euros. O novo centro de Caselle, com inauguração marcada para o segundo semestre de 2007, deverá envolver um investimento global de 248 milhões de euros, com 85.705 metros quadrados de ABL. Para finalizar, o Brescia, com abertura prevista para Outubro de 2007, representa um investimento de 114 milhões de euros e terá uma ABL de 29 mil metros quadrados.

PROJECTO

RioSul em números

Área total: 71.264 metros quadrados Área construída: 51.653 metros quadrados Área Bruta Locável: 40.000 metros quadrados Investimento total: 65,3 milhões de euros Número de lojas: 138 Número de visitas anuais previstas: 7.700 Vendas anuais estimadas: 77,4 milhões de euros

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